NOTÍCIAS

| 02.06.14 - 14h30

Recife ultrapassa a meta de imunização contra o HPV

Mais de 90% das adolescentes já foram imunizadas. Em setembro, será aplicada a segunda dose. (Foto: Antônio Tenório)



O Recife ultrapassou a meta prevista da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), que era imunizar 80% do público alvo – formado por aproximadamente 35 mil adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos. Na capital pernambucana, 31.216 meninas já foram vacinadas pela Secretaria de Saúde, o que representa 91,39% do total. A segunda dose será aplicada em setembro.

A imunização – inserida no calendário de vacinação do Ministério da Saúde – já aconteceu nas escolas públicas e privadas, e continua normalmente nas Unidades Básicas de Saúde do Recife. As meninas devem tomar três doses, sendo a segunda com seis meses, que será em setembro deste ano, e a terceira com 60 meses, ou seja, com cinco anos após a primeira dose. O objetivo da vacinação é prevenir o câncer do colo do útero, reduzindo a mortalidade por essa doença.

Papilomavírus Humano (HPV) – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.