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Ciência, Tecnologia e Inovação | 02.06.15 - 15h22

Emprel ganha Prêmio Ser Humano Paulo Freire

Empresa levou o 1º lugar e competiu com organizações de todo o Estado. O prêmio será entregue nesta semana no congresso da ABRH Pernambuco

Na próxima quinta-feira (04), a Empresa de Informática do Recife (Emprel) receberá o Prêmio Ser Humano Paulo Freire, edição 2014, da Associação Brasileira de Recursos Humanos Pernambuco (ABRH-PE). A empresa levou o 1º lugar pela implantação do Programa de Gerenciamento e Desenvolvimento dos Empregados (PGDE). A solenidade de entrega do prêmio acontecerá no 12º Congresso sobre Gestão de Pessoas, às 14h, no Centro de Convenções, em Olinda.

Na modalidade Gestão de Pessoas (Organização), a Emprel inscreveu o projeto intitulado "Avaliar para Desenvolver - Um desafio da gestão de pessoas na gestão pública". O projeto descreveu a implantação do PGDE, um modelo de avaliação de desempenho inovadora na Prefeitura do Recife. Após o êxito na implantação do programa na Emprel, o modelo já está servido de piloto para a reestruturação das avaliações de desempenho das secretarias municipais de Saúde e Administração e Gestão de Pessoas.

Para o Presidente da Emprel, Eugênio Antunes, o prêmio demonstra o reconhecimento de um trabalho de qualidade realizado pelo setor de gestão de pessoas, além de reforçar o empenho da empresa em investir continuamente nos servidores. "Ser escolhido dentre todas as empresas de Pernambuco motiva a todos. Em um ano, já tivemos bons resultados com o programa através de alcance de metas, reposicionamento de alguns funcionários de acordo com seu perfil, entre outras conquistas", afirmou.

O Prêmio Ser Humano é uma iniciativa da ABRH e tem o apoio do Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas. Tem por objetivo premiar e divulgar projetos, pesquisas, trabalhos acadêmicos, práticas profissionais e empresariais que apresentem contribuições efetivas para gestão e desenvolvimento das pessoas.

O PGDE - No programa, os colaboradores da Emprel realizam avaliações trimestrais de desempenho que resultam em promoções e ganhos na carreira. O PGDE também prevê a avaliação das equipes e gestores, o que ajuda na identificação de problemas e posteriormente, subsidia modificações na gestão. A iniciativa da Diretoria Administrativa e Financeira da empresa, é pioneira na Prefeitura do Recife.
O Programa é iniciado através de capacitações sobre a gestão por competência com todos os funcionários. Após este primeiro momento, através de um software desenvolvido pela Emprel, o servidor realiza uma avaliação do seu trabalho através de quatro questões sobre temas como competência técnica e pessoal. Assim, o servidor atribui notas de 1 a 5, que representam conceitos de péssimo a ótimo.
A terceira fase consiste em uma reunião com o chefe do funcionário avaliado, para a realização de um feed back, que acontece fora do ambiente de trabalho, em um local preparado para este momento. Por fim, é feita uma avaliação do servidor em relação a sua atuação na equipe a qual pertence. Todas as etapas acontecem durante dois anos, tempo estabelecido para a evolução no Plano de Cargos e Carreiras.
"Nosso maior objetivo não é simplesmente dar notas aos funcionários. Queremos desenvolvê-los individualmente e em suas equipes. Todos os conceitos regulares ganham sugestões, o que influencia diretamente nos bons resultados alcançados. Acreditamos que a meritocracia é o melhor caminho para a evolução na carreira. A sensibilização através da capacitação e a confiança dos servidores foi indispensável para o trabalho e também para ganharmos o prêmio", explicou o diretor administrativo e financeiro da empresa, Alexandre Feitosa.