NOTÍCIAS

| 02.06.15 - 15h33

​I​nfecção urinári​a: III Fórum Perinatal do Recife​ aborda assunto com profissionais ​

Evento reúne médicos e enfermeiros que trabalham com pré-natal na Rede de Saúde do Recife

​A infecção urinária é um dos problemas​ de saúde​​ que atingem ​as ​gestantes​ com frequência, sendo muitas vezes assintomática. Os profissionais de assistência pré-natal da Rede de Saúde ​do Recife ​vão ​tratar do assunto no III Fórum Perinatal do Recife​ com o tema “Infecção do trato urinário na gestação”,​ a partir das 8h30 desta quarta-feira (3)​. O evento ​a ser aberto pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia,​​será realizado no Auditório Capiba, 15º andar do prédio da Prefeitura do Recife, ​com uma palestra ministrada pela Dra. Brena Melo, ginecologista​-obstetra, mestre em saúde materno infantil pelo Imip e doutoranda em educação médica pela Universidade de Maastricht, na Holanda.

​Na ocasião, será apresentado o protocolo municipal de infecção do trato urinário, que é a padronização do diagnóstico e tratamento, baseado em pesquisas científicas. Ao mesmo tempo que os profissionais estarão se atualizando​, poderão esclarecer suas dúvidas. ​De acordo com a gerente da Política de Saúde da Mulher, Ana Karla Matos, a infecção urinária se revela como importante causa de morte materna, fetal e perinatal. “Infecção do trato urinário ​traz complicaç​ões​ clínica​s​ na gestação​, variando de 2 a 10% ​o índice ​das gestantes ​que ​apresentam bactérias na urina sem sintomas. E ​de ​25 a 35% ​é o índice das que ​desenvolve​m​ pielonefrite aguda, que é quando a infecção urinária atinge o rim”, explica Ana Karla.

No ano passado, a Secretaria de Saúde do Recife realizou dois fóruns perinatais. O primeiro, em setembro, tratou o tema “Fortalecendo o Pré-Natal”. O evento foi útil para discutir propostas e pactuar a construção coletiva de uma rede de cuidado para uma assistência pré-natal de qualidade. E o segundo fórum, ​realizadado ​em dezembro, ​abordou o tema “Humanização na Assistência ao parto: Boas Práticas”. O evento discutiu propostas que visam o fortalecimento do parto humanizado.