Profissionais de saúde do Recife promovem caminhada no Alto do Mandu contra a dengue
Iniciativa que chamar a atenção da população para os cuidados
Cerca de 80 pessoas, entre profissionais de saúde e estudantes realizarão uma caminhada no Alto do Mandu, Zona Norte da cidade, nesta quarta-feira (03). A concentração ocorrerá a partir das 8h30, em frente à Igreja Batista Nova Jerusalém (Rua 4 de Março, Nº 297), de onde os participantes sairão para percorrer ruas do bairro, fazendo abordagem porta a porta, para alertar a população sobre os riscos da dengue e os cuidados para evitar a doença que pode levar a morte. O ato seria realizado na semana passada, sendo adiado em decorrência da greve dos ônibus.
Os participantes da caminhada vão trabalhar com músicas educativas que abordam os cuidados para evitar os criadouros de focos das larvas do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da doença. Também serão distribuídos materiais educativos e prestadas orientações à população. A iniciativa tem a parceria da Universidade de Pernambuco (UPE), com a participação dos estudantes do primeiro período de enfermagem.
Profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) estarão presentes para orientar sobre a responsabilidade de descartar o lixo corretamente. “O lixo também é um fator de risco ao servir de depósito para os mosquitos fêmeas depositarem seus ovos, sendo necessário dar a devida atenção ao acúmulo de entulhos”, alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário III, Vânia Freitas.