Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 02.06.17 - 11h12

Coleta seletiva é tema da Semana do Meio Ambiente

 
A programação inclui implantação de 12 pontos de coleta de lixo eletrônico, concurso de fotografia e um novo APP para destinação adequada do lixo
 
 

A coleta seletiva é o tema da Semana do Meio Ambiente do Recife, que será aberta neste domingo, a partir das 9h, no Jardim Botânico do Recife. Entre os destaques da programação estão o lançamento de um aplicativo e de dois concursos, um de fotografia e outro de práticas sustentáveis em órgãos públicos municipais, além da implantação de 12 pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos na cidade.

Este ano haverá atividades no Jardim Botânico do Recife e no Econúcleo Jaqueira e um estande no Shopping RioMar. Participam da iniciativa as Secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), de Educação e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O estande do RioMar vai funcionar da segunda (5) ao domingo (11), no horário do shopping: das 9h às 22h. O espaço terá dados sobre a coleta seletiva, atualmente realizada em 62 bairros por sete caminhões, sendo cinco do tipo baú, além de um munck e um gaiolão que realizam a coleta por doação.

A exposição detalha a composição dos materiais recicláveis e o tempo que levam para se decompor. “Os painéis informam também a origem e destino final, tanto do lixo comum quanto do reciclável e, sobretudo, de que forma as pessoas podem contribuir com a coleta seletiva”, explica Maurício Guerra, secretário executivo de Meio Ambiente do Recife.

Para estimular a participação da população nesse processo, serão distribuídos ímãs de geladeira orientando como separar o lixo em casa. No ímã, há o número da Emlurb (156). A autarquia coleta lixo reciclável em domicílio e mantém 67 Ecopontos, para a entrega voluntária de embalagens vazias de vidro, papel, plástico e metais, e 8 Ecoestações, que recebem resíduos da construção civil (com limite de 1 m³ por dia), móveis velhos e também recicláveis. Veja como funciona no site AQUI

ELETROELETRÔNICOS - Agora, a Prefeitura do Recife vai dispor de 12 pontos de coleta de lixo eletroeletrônico. Esses locais captarão computadores (PCs e notebooks), monitores e telas LCD, teclados, telefones celulares, estabilizadores e nobreaks, fios e cabos elétricos. Cheque os endereços AQUI

APLICATIVO - O nome do novo APP é ecoRECicle. Pode ser baixado em aparelhos celulares pelo Google Play/Play Store. Além dos 12 pontos de coleta de lixo eletroeletrônico, indica no mapa onde levar os resíduos que a Emlurb ainda não recebe, como medicamentos, lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, eletrodomésticos, entre outros itens.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA - “Coleta seletiva e as águas da cidade” é o tema do concurso, destinado a - estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal do Recife. As inscrições ocorrem de 5 de junho a 15 de setembro de 2017, pelo email concursofotografia@recife.pe.gov.br. Os três primeiros colocados receberão, cada um, um Smartphone. O regulamento está disponível para consulta neste link.

CONCURSO A3P - O Prêmio A3P tem por finalidade o reconhecimento do mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público municipal do Recife na promoção e na prática da Agenda Ambiental na Administração Pública-A3P. Os participantes devem adotar três temáticas: gestão de resíduos, uso/manejo sustentável dos recursos naturais e inovação na gestão pública. O período de inscrição é de 5 de junho a 27 de outubro de 2017. O regulamento está disponível para consulta clicando aqui. Os primeiro, segundo e terceiro colocado receberão troféus e o Certificado de Boas Práticas de Sustentabilidade-Prêmio A3P. A Comissão A3P vencedora receberá apoio para participar do Fórum Nacional de A3P que ocorrerá em Brasília em 2019.