IV Feira de Cidadania e Cuidados da Pessoa Idosa do Recife leva centenas de idosos ao Compaz do Cordeiro
Centenas de pessoas idosas do Recife tiveram uma tarde repleta de serviços de saúde, estética, emissão de documentos, atividades aeróbicas, exposições, artesanatos, oficinas e atividades culturais nesta sexta-feira (2), durante a A IV Feira de Cidadania e Cuidados da Pessoa Idosa do Recife, realizada pela Prefeitura do Recife no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos faz parte das atividades relacionadas ao Programa Direitos Humanos nos Bairros, que visa proporcionar lazer, bem estar, entretenimento e cuidados para os recifenses que têm mais de 60 anos.
A feira de serviços organizada pela Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos foi o primeiro evento do mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que é o dia 15 de junho. A programação ainda inclui um seminário no próximo dia 08 e o Baile de São João da Pessoa Idosa, no dia 20 de jumho.
“Além de combater as diversas formas de violência contra a pessoa idosa, nosso objetivo, numa feira como esta, é propiciar serviços e momentos de lazer, tirando a pessoa idosa de dentro de casa para que ela tenha essa convivência em grupo que é tão importante”, afirmou Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.
Com a participação de diversas secretarias da Prefeitura do Recife, do Senac, Senai, Instituto dos Cegos, Fundação Altino Ventura e várias empresas privadas, foram oferecidos serviçosde mediações de conflitos, como situações de violência contra a mulher; e emissão de segunda via de registros de nascimento, casamento e óbito. Os participantes ainda puderam fazer mamografia, se vacinar contra gripe, aferir a pressão, receber atendimento e orientações sobre saúde bucal e saúde do homem, fazer testagem rápida de HIV e sífilis,fazer fisioterapia, nutrição e massoterapia.Houve também corte de cabelo, limpeza de pele, esmaltação de unhas e outros serviços de estética, assim como atividades esportivas,oficinas de turbantes e de pintura em tecido.
Uma das mais animadas da feira era a dona de casa Nizete Cavalcante, 67 anos, que faz parte de vários grupos da terceira idade. “Participo de todos os eventos que a Prefeitura faz para os idosos, como o de hoje. E não vou perder por nada o Baile de São João da Pessoa Idosa”, disse dona Nizete.
PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA PESSOAIDOSA
- Seminário “A Pessoa Idosa e as novas relações sociais e familiares”
Quando: 08 de junho, das 13h30 às 17h30
Local: Auditório do Banco Central - Rua da Aurora, n° 1.259, Santo Amaro.
- São João da Pessoa Idosa do Recife
Quando: 20 de junho, das 14h às 17h
Local: Classic Hall