Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 02.06.18 - 09h14

Estudantes do Recife conquistam credenciamento internacional inédito para feiras de ciências

 

Hoje, às 9h35, desembarcam no Aeroporto Internacional dos Guararapes/ Gilberto Freire onze estudantes que conquistaram um feito inédito na rede municipal de ensino: conquistaram vagas para representar a cidade em eventos de ciência e tecnologia no Paraguai, México e em Abu Dhabi. O feito é fruto dos trabalhos que apresentaram durante a V Expo Nacional Milselt Brasil, que aconteceu em Fortaleza e terminou ontem (sexta, 1 de junho). A festa de recepção contará com a Banda Marcial da Escola Municipal Paulo VI.
 
No total, a Prefeitura do Recife credenciou 19 estudantes de sete equipes de seis escolas diferentes para participar do evento, considerado um dos maiores em ciência e tecnologia do país. Ao final, quatro dos times foram selecionados para apresentar seus trabalhos em eventos internacionais de ciências, sendo duas equipes selecionadas para a ESI 2019, em Abu Dhabi, uma para a CIENCAP, em outubro deste ano, em Assunção, e a última para a Expociências Nacional México, em novembro deste ano.
 
A Prefeitura do Recife tem incentivado cada vez mais a realização de experiências que envolvam a pesquisa científica e Robótica. O objetivo é formar cidadãos investigativos e pensantes. Apenas em 2017, 130 crianças e jovens ligados à rede de ensino municipal estiveram presentes em 11 eventos nacionais e internacionais de ciência e tecnologia no Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão e Ceará, além da participação na Robocup 2017, realizada em Nagoya, no Japão, quando a equipe de Robótica ficou entre as dez melhores do mundo. Em 2018, a rede estreia em eventos internacionais, pois já havia conquistado três vagas para participar da ForoFicti, evento de ciências que aconteceu em maio, no México.