Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 02.06.23 - 13h42

Prefeitura promove encontro com participantes do Projeto Aprendiz Recife

img_alt

Cerca de 60 jovens participaram de palestra com o tema "Jovens e o mercado de trabalho: perfis comportamentais". Iniciativa, em atuação desde 2018, busca facilitar o acesso de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social no mercado de trabalho. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, organizou uma palestra com o tema "Jovens e o mercado de trabalho: perfis comportamentais", na manhã desta quinta-feira (1º). A atividade foi realizada no Espaço Maria Helena Marinho do Movimento Pró-Criança, no bairro do Recife, e contou com a presença de cerca de 60 jovens participantes do Projeto Aprendiz Recife. 

Quem ministrou a palestra foi a educadora social da Rede Cidadã Elyoenay Costa, que ressaltou a importância de adequação às mudanças do mundo trabalhista e ter um bom marketing pessoal. “Somos nós quem construímos a imagem que queremos passar aos outros", afirmou Elyoenay. Ela também reforçou que ficar atento aos perfis comportamentais e deter autoconhecimento vai determinar uma boa experiência no mercado de trabalho. 

A jovem aprendiz Rayssa Vieira, 21 anos, foi uma das espectadoras da palestra. “A experiência no programa da Prefeitura mudou a minha vida. Entrei com 20 anos e o Aprendiz Recife me ajudou a ganhar ainda mais conhecimento e aprendizado. A palestra foi ótima e me trouxe muita positividade sobre o futuro”, contou Rayssa.

O projeto Aprendiz Recife, iniciado em 2018, pela Prefeitura, foi criado a partir da Lei de Aprendizagem n° 10.097/2000 e do Decreto 9.579/18 que, por meio de cotas alternativas, visa estimular empresas a desenvolverem programas de aprendizagem para a capacitação profissional de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos.

O assessor de inclusão produtiva da Secretaria Executiva de Assistência Social, Jailton Raniere, foi o articulador da ação desta quinta-feira. Ele contou que mais de 200 jovens já passaram pelo programa realizado na Prefeitura do Recife e que 62 deles fazem parte atualmente. “Além do contrato de aprendizagem, o projeto objetiva fortalecer a vida profissional do jovem. Para isso, todo mês a gente escolhe um tema para ser discutido em palestra, que é muito importante no processo de formação profissional”, afirmou Jailton.

PROJETO - O Aprendiz Recife é realizado por meio da Secretaria Executiva da Assistência Social e está alinhado com a proteção social e inclusiva dos cidadãos, buscando facilitar o acesso de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social no mercado de trabalho. Dessa forma, o jovem que tiver interesse em participar do Projeto Aprendiz da Prefeitura do Recife, precisa se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. 

O interessado precisa ter entre 14 e 24 anos e se enquadrar nos perfis de vulnerabilidade descritos no Decreto 9.579/18. No CRAS, é possível conversar com a equipe técnica e tirar dúvidas sobre os requisitos previstos no decreto.