NOTÍCIAS

Cultura | 02.07.12 - 18h56

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky em concerto nesta quarta-feira (04)

Concerto nº 1 terá como solista o violinista Emmanuel Carvalho. Foto: divulgação

Apresentação terá regência de um maestro convidado, o carioca Eder Paulozzi

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) dá continuidade a Série Concertos Noturnos 2012 nesta quarta-feira (04), realizada no Teatro de Santa Isabel com entrada gratuita. Na ocasião, a OSR apresenta a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky e o Concerto nº 1 para violino e orquestra de Max Bruch. O concerto terá regência do jovem maestro carioca Eder Paulozzi, convidado pelo maestro Osman Giuseppe Gioia. Eder é representante da nova safra de regentes brasileiros, discípulo do maestro Isaac Karabtchevsky e regente assistente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

A apresentação da OSR começa com o concerto nº 1 do alemão Max Bruch, considerado pièce de résistance do repertório violinístico, tendo ainda hoje uma aceitação extraordinária. Nesta quarta-feira (04), a execução do Concerto nº 1 terá como solista o violinista Emmanuel Carvalho, dentro do projeto Prata da Casa que inclui um integrante da própria OSR como destaque a cada concerto da série.

Max Bruch (1838 – 1920) foi um compositor do período romântico da música erudita, que escreveu mais de 200 obras musicais. Aos 11 anos, Bruch já tinha composto algumas músicas que chegaram a ser interpretadas em público. Em 1852, quando tinha somente 16 anos de idade, compôs sua primeira sinfonia e um quarteto para cordas, conquistando prêmio da Fundação Mozart em Frankfurt e uma bolsa de estudos.

A segunda parte do concerto da OSR será dedicada a Sinfonia nº 5 do compositor russo Tchaikovsky, escrita em 1887 em quatro movimentos, sendo o segundo e o quarto os mais conhecidos. O segundo virou até canção popular. A introdução é baseada num tema excessivamente sombrio, que sobressai em toda a obra. A obra ainda traz belos solos de oboé, trompa e clarinete e com o apoio das cordas adquire um caráter nitidamente pastoral. Já o 3º movimento é uma valsa graciosa e poética. A Sinfonia termina com um vigoroso apogeu de sonoridades, marca registrada do compositor.

Emmanuel Carvalho – Bacharel em violino pela UFPE sob a orientação do professor Ricardo Brafmam. Atualmente é integrante dos primeiros violinos da Orquestra Sinfônica do Recife e professor contratado do projeto Orquestrando do Conservatório Pernambucano de Música e professor substituto na UFPE. Iniciou seus estudos no violino com o professor Rafael Garcia, continuando logo após com o professor Yerko Tabilo na UFPB, e posteriormente com o maestro Cussy de Almeida. Atuou como spalla da Camerata Armorial, Camerata de Olinda, Grupo Orange, Orquestra Sinfonieta Contemporânea e atualmente é spalla da Ensemble Sonoro Ofício. Atuou como solista com a Camerata Armorial, Grupo Orange, Orquestra Barroca do Recife, Orquestra de Câmara Experimental, Orquestra de Câmara da UFPE e Orquestra Sinfônica do Recife.

Eder Paulozzi - Graduado em violino no Trinity College of Music de Londres, Inglaterra, na classe de Mayumi Fujikawa, se diplomou também em regência orquestral no Conservatório Giuseppe Verdi de Milão, Itália, com Vittorio Parisi, além de participar de masterclasses no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, com Stanislav Daychenko. Eder faz parte da nova geração de discípulos do maestro Isaac Karabtchevsky. Como regente atuou em Londres com diversas formações camerísticas, na Itália com as orquestras Youth Orchestra of the Americas, Orchestra Giovanile Luigi Cherubini, Salzburg Jungen Philarmonie, Orchestra Cantelli di Milano, Orchestra i Pomeriggi Musicali, e na Alemanha com a Jaener Philarmonie. No Brasil regeu a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da Bahia e a Camerata Sesi de Vitória, Espírito Santo.Trabalhou com o Maestro Karabtchevsky no projeto Corais da Paz nas UPPs das favelas do Rio de Janeiro.

Serviço

Concerto Noturno da Orquestra Sinfônica do Recife

Quarta-feira (04), às 20h

Entrada franca

Teatro de Santa Isabel – Praça da República, s/n, Santo Antônio.

Informações:  (81) 3355-3323 / 3355-3324