NOTÍCIAS

Cultura | 02.07.12 - 17h04

Seel realiza Reunião sobre o Pré-teste da Prova Nacional de Ingresso na Carreira Docente

Participam 610 professores da Educação Infantil e das Séries Iniciais, da Rede Municipal de Ensino, formados em Pedagogia a partir de 1990

Por Edgar Lima

Durante toda está terça-feira (3), a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), realizará Reunião para explicar sobre o Pré-teste da Prova Nacional de Ingresso na Carreira Docente aos cerca de 610 professores da Rede Municipal de Ensino do Recife, selecionados pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro acontecerá no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, das 8h às 12h e 14h às 17h.

O objetivo da Reunião é orientar os educadores sobre o Pré-teste que será promovido pelo MEC e que busca apresentar aos professores da Educação Infantil e das Séries Iniciais (1º ao 5º ano), formados em Pedagogia a partir de 1990, como será à Prova Nacional de Ingresso na Carreira Docente.

Quando se elabora um instrumento de nível nacional, como esse, é importante fazer uma consulta e com ela esclarecer o nível da prova antes de sua realização", ressaltou a diretora Geral de Ensino e Formação Docente (DGEFD), Joana D'arc Andrade.

Através desta consulta pública, o MEC pretende submeter à sociedade os referenciais para a elaboração da matriz desse Exame, proporcionando a elaboração coletiva de um instrumento avaliador para os candidatos à docência no País.

A Prova poderá subsidiar a contratação de docentes para a Educação Básica pelos governos estaduais e municipais. As secretarias de Educação interessadas poderão utilizar a nota no processo seletivo de contratação de novos professores.

A participação no exame é de caráter voluntário, aos selecionados pelo MEC, e conferirá ao candidato um boletim de resultados, cujos dados somente poderão ser utilizados mediante autorização expressa do candidato, e ainda será oferecido pelo MEC, um certificado, para os participantes do Pré-teste e que terá validação para os currículos dos educadores.

A prova fornecerá, ainda, diagnóstico de competências, conhecimentos e habilidades dos futuros professores para auxiliar nas políticas públicas de formação continuada, além de colaborar para construção de um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas de formação inicial de docentes.

Serviço:
Reunião sobre o Pré-teste da Prova Nacional de Ingresso na Carreira Docente
Auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena
Terça-feira (3), das 8h às 12h ou 14h às 17h
Público Alvo: Professores da Educação Infantil e das Séries Iniciais (1º ao 5º ano) da Rede Municipal, formados em Pedagogia a partir de 1990