NOTÍCIAS

| 02.07.13 - 13h55

PCR reforça rede municipal com mais 44 profissionais de saúde

[caption id="attachment_35773" align="alignnone" width="680"] Geraldo Julio: “Esse ato é marcante porque estamos dando prioridade à saúde em vários segmentos". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Dezenove dias após nomear sete pediatras e dois assistentes sociais para a Policlínica Amaury Coutinho, o prefeito Geraldo Julio reforçou a rede municipal de saúde com mais 44 profissionais aprovados em concurso. O gestor recifense nomeou, nesta terça-feira (2), 28 dentistas, 11 sanitaristas e cinco auxiliares de saúde bucal, que vão atuar nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s) da cidade. O ato foi realizado na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria.

As nomeações integram o maior conjunto de ações para a área da saúde da história do Recife. O pacote foi anunciado pelo prefeito há cerca de um mês. A programação inclui ainda novas nomeações para os próximos dias, completando 627 novos profissionais convocados desde janeiro. Em paralelo, a PCR vai reestruturar toda a rede com investimentos da ordem de R$ 134,9 milhões para construção de 19 novas unidades e reforma de outras 82.

Geraldo Julio destacou a importância de ações para o fortalecimento da saúde bucal. “Esse ato é marcante porque estamos dando prioridade à saúde em vários segmentos. Nossa meta é fazer com que a saúde bucal tenha a mesma cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF). Tenho a certeza de que o nosso time vai trabalhar para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade”, cravou o gestor, que fez uma vistoria no funcionamento da policlínica antes do ato.



O prefeito do Recife também ressaltou o cuidado da atual gestão em fazer novas obras, reformar as unidades existentes, além de completar o quadro de profissionais. "A rede atual não pode ser esquecida. A gente está fazendo obras novas, como o Hospital da Mulher, as Upinhas 24h, a UPA-E; mas estamos reformando as nossas unidades. Esse ato de hoje traduz esse cumprimento de metas da Prefeitura", afirmou Geraldo Julio.

Os novos dentistas vão atuar nos Centros de Especialidade Odontológica (CEO) espalhados pelo Recife, que funcionam dentro das policlínicas e oferecem as especialidades odontológicas de periodontia, endodontia, diagnóstico bucal (com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca), cirurgia oral e prótese dentária. Hoje, a cidade possui seis centros, sendo um por distrito. Já os cinco auxiliares de saúde bucal serão alocados no PSF.

Com a nomeação, os 28 dentistas serão distribuídos da seguinte forma: dois no CEO da Policlínica Salomão Kelner; dois na Policlínica Agamenon Magalhães; três na Waldemar de Oliveira; um na Lessa de Andrade; dois na Clementino Fraga e outros dois na unidade do Pina. Para completar a distribuição dos profissionais, a meta da PCR é inaugurar outros dois centros. O primeiro, no bairro do Parnamirim, receberá quatro dentistas. O segundo, na Imbiribeira, também terá quatro dentistas. Os oito restantes serão realocados nas unidades do PSF.

Na Policlínica Salomão Kelner, o paciente Giovan Vicente, 48 anos, era o primeiro da fila de odontologia. Giovan, que não se consultava com um dentista há dois anos, aprovou o reforço que a equipe recebeu. “Agora, com certeza, tudo vai funcionar com mais agilidade. Está aprovado”, comemorou.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, salientou que a equipe da PCR está empenhada em fazer um esforço diferenciado para melhorar a saúde bucal na cidade. “No desenho das Upinhas 24h, por exemplo, nós já prevemos três equipes de Saúde da Família e três de saúde bucal”, explicou. Os 11 sanitaristas nomeados serão distribuídos nos seis distritos da cidade.