NOTÍCIAS

Cultura | 02.07.14 - 14h49

PCR beneficia famílias com o programa Parceria nos Morros

Cerca de 50 intervenções estão sendo realizadas em áreas de risco

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), está realizando intervenções em áreas de morro com o objetivo de reduzir situações de risco e garantir mais segurança para os moradores durante o inverno. As obras de pequeno porte estão sendo executadas dentro do programa Parceria nos Morros, que disponibiliza material de construção e acompanhamento técnico para que os próprios moradores entrem com a mão de obra.

Atualmente, cerca de 50 intervenções estão sendo realizadas em localidades como Jardim Monteverde, Alto José do Pinho, Alto do Pascoal, Córrego do Inácio, Jordão, Bomba do Hemetério, entre outros. O programa Parceria nos Morros é uma das frentes de trabalho da Operação Inverno 2014 e a previsão é que 98 intervenções sejam realizadas até o fim do ano, beneficiando 233 famílias.

Moradora do Alto da Telha há 34 anos, Edilene Maria é uma das pessoas que está sendo beneficiada com a construção de tela argamassada, drenagem e cerca de proteção na encosta de 30 metros de extensão que fica próxima a sua casa. “Essa obra é um benefício para o resto da minha vida que vou poder deixar para os meus netos. Também é uma forma de unir os moradores para que o serviço fique pronto logo, porque vai proteger tanto a minha casa que está em cima quanto a casa que está embaixo da barreira”, afirmou.

Para a moradora Solange Sousa, do Alto do Pascoal, o trabalho desenvolvido pelo programa Parceria nos Morros veio em boa hora. “Vai dar mais segurança para as famílias que moram aqui e vai evitar que a barreira deslize”, comemorou.

OPERAÇÃO INVERNO – As ações preventivas para o inverno estão sendo intensificadas no Recife, dentro da Operação Inverno 2014. Desde janeiro até ontem (01/07), a Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) já realizou 34.391 mil vistorias técnicas em imóveis situados em áreas de risco. Esse quantitativo ultrapassa em quase 70% a meta estabelecida para ser alcançada até o fim de agosto, que previa a execução de 20 mil vistorias.

Além disso, 8.189 mil pontos de risco foram cobertos com aproximadamente 1 milhão e 800 mil metros quadrados de lonas plásticas. Com o objetivo de orientar a população a adotar práticas seguras para evitar acidentes durante o inverno, a Prefeitura do Recife promoveu 122 palestras educativas em escolas municipais e visitou cerca de cinco mil residências para entregar material educativo e sensibilizar os moradores.