NOTÍCIAS

Administração | 02.07.15 - 09h20

Solidariedade marca São João do Servidor da Prefeitura do Recife

img_alt

Foram arrecadados mais de cinco mil itens de higiene pessoal que serão doados ao Instituto Arhtur Vinícus (IAV) e a 11 casas de acolhida do IASC. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Diversão aliada à solidariedade, uma mistura que deu certo. Assim foram os festejos juninos na Prefeitura do Recife. O desafio era que cada secretaria e órgãos da administração indireta arrecadassem o maior número possível de produtos de higiene pessoal para doação. Reuniram o maior número de itens a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) e o Instituto de Assistência Social e Cidadania — IASC, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Serão beneficiados com os donativos o Instituto Arhtur Vinícus (IAV) e 11 casas de acolhida do IASC. As entregas começaram a ser feitas hoje (1º) pelo Setor de Benefícios, da SADGP, com a presença do rei e da rainha do Milho, Bruno Chaves e Tatiana Mendes.

A iniciativa fez parte das atividades programadas pelo Programa Servidor de Valor. Durante as primeiras semanas de junho, os servidores da prefeitura se mobilizaram e garantiram o volume total de 5.684 produtos de higiene pessoal, como sabonete, escova de dente, creme dental, shampoo, fraldas geriátrica e infantil, entre outros, para doação. Os vencedores da gincana solidária foram anunciados no dia da festa de São João do servidor, que aconteceu no último dia 19 de junho e contou com shows do trio pé de serra Lapada e do cantor André Rio.

O Instituto Arthur Vinícius (IAV) foi a instituição escolhida pela SADGP para a doação e recebeu hoje (1º) parte do material arrecadado. O instituto foi criado em 2005 e cuida de 189 crianças e adolescentes que nasceram com uma má formação neurológica causada pela ausência do Ácido Fólico. Conhecida como Espinha Bifida Mielomeningocele não tem cura e quem a possui precisa de cuidados especiais. O trabalho do IAV foi inspirado a partir das dificuldades enfrentadas pelos pais de Arthur Vinícius, que dá nome ao instituto, em busca de informações sobre a doença. O atendimento no IAV acontece de segunda à sexta, das 13h às 17h, com cursos e treinamentos sobre curativos, cuidados com a higiene, além de oferecer auxílio nas áreas de fisioterapia e psicologia.

Dentro das próximas semanas será a vez de 11 casas de acolhimento do IASC de receber a ajuda arrecadada. O objetivo do trabalho realizado pela instituição é voltada para ações que buscam assegurar a proteção social especial de alta complexidade. Faz parte das suas atribuições garantir a proteção integral  voltada para moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para as famílias e  e indivíduos que se encontram sem referência, estejam ou não em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar ou comunitário. O material arrecadado será dividido entre as seguintes casas de acolhida: Casa do Cordeiro, Raio de Luz, Novos Rumos, Porto Seguro, Iêda Lucena, Centro de Reintegração Social, O Recomeço, Casa de Passagem Diagnóstica, República para Jovens e Adultos, Alojamento Travessia do Gusmão.

A exemplo de tantas outras instituições, as duas beneficiadas pela ação solidária da Prefeitura do Recife também precisam de ajuda o ano inteiro. Confira o endereço e o contato de cada uma delas e saiba como ajudar.

 

INSTITUTO ARTHUR VINÍCIUS - IAV

Endereço: Rua Pirajá, nº 140 - Afogados (em frente ao Clube Batutas de São José)

Contato: Fabíola Maciel (fundadora) / 34972108

 

INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA — IASC

Endereço: Rua Imperial, nº 203 - São José (sede do IASC)

O horário de funcionamento: 8h às 17h.

Contato: 3355-2954.