NOTÍCIAS

Cultura | 02.08.12 - 09h54

OP da microrregião 5.2 contou a participação dos moradores de Areias, Caçote, Jiquiá e Estância

[caption id="attachment_23350" align="alignleft" width="334"] População escolheu as 10 obras prioritárias para a microrregião. Foto: Clélio Tomaz[/caption]

Ações de pavimentação e drenagem, lazer, educação e saúde foram implementadas na região
 
Mesmo debaixo de chuva, a primeira plenária do Orçamento Participativo (OP) 2012 da microrregião (MR) 5.2 reuniu dezenas de moradores na noite desta quarta-feira (01), no terminal da Vila Tamandaré, na Estância. Promovido pela Prefeitura do Recife, o encontro contou com a presença de 183 pessoas dos bairros de Areias, Caçote, Jiquiá e Estância.
 
Por meio de votação, a população escolheu as 10 obras prioritárias para MR 5.2. A construção de uma ponte entre a Avenida Tapajós e a Lagoa do Araça, na Imbiribeira, e a ampliação da escola Municipal Miguel Arraes foram as mais votadas. Segundo Tarcio de Lira, delegado do OP, a população se prepara para as reuniões anuais. “Dias antes da plenária, debatemos com os vizinhos sobre em qual ação votar. Nossas escolhas são baseadas de acordo com a necessidade dos bairros”, afirmou.  
 
Diversas obras estão em andamento na região, entre elas o revestimento do canal do Iraque e a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). “Todos os anos eu participo das reuniões. Nossa comunidade cresceu com o OP. Hoje temos uma Academia das Cidades, onde podemos curtir o espaço como mais uma opção de lazer e ainda praticar exercícios físicos”, disse a professora, Márcia Travassos.
 
Marcada para a esta quinta-feira (02), a segunda plenária da MR 5.2 acontece às 19h, na Praça do Herói da Restauração, em Areias.
 
OP – O Orçamento Participativo do Recife é um importante espaço de debate e definição dos destinos da Cidade.  Em 2011, o prefeito João da Costa recebeu o prêmio Reinhard Mohn, concedido pela Fundação Bertelsmann ao Orçamento Participativo (OP) do Recife, que concorreu na categoria experiências inovadoras em áreas temáticas e ficou à frente de cidades da Argentina, Estados Unidos, Austrália e Canadá.