Campanha de vacinação de sarampo é prorrogada
A campanha de vacinação contra o sarampo no Recife, que terminaria hoje (2), foi prorrogada para até a próxima sexta-feira (9). A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão da doença entre o público infantil de seis meses até menos de 5 anos. A meta é de vacina 11.119. A Secretaria de Saúde do Recife orienta os pais a levarem os filhos a um dos 168 postos de saúde da rede municipal.
A campanha do Ministério da Saúde é para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão do sarampo. No Recife, de janeiro a julho deste ano, foram confirmados 13 casos da doença. Há outros 12 casos suspeitos sendo investigados.
É importante que os responsáveis apresentem os cartões para serem atualizados. O novo calendário do Ministério da Saúde, implantado no início de 2013, define que a segunda etapa da vacina deve ser aplicada após 15 meses. No formato anterior, era ministrada entre os 4 e 6 anos de idade.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).
A principal forma de prevenção do sarampo é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral, disponível nos postos de saúde durante todo o ano.