Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 02.08.17 - 17h12

Parceria entre PCR e CIEE garante 1º emprego para jovens em situação de vulnerabilidade

Esta é a terceira vez que o Acessuas Trabalho Recife encaminha para a instituição de estágio e aprendizado jovens atendidos nos CRAS

 
Uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE) vai possibilitar o acesso ao primeiro emprego para 16 jovens aprendizes. Esta é a terceira vez que as assistentes sociais do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, encaminham para a instituição de estágio e aprendizado jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Os selecionados participam do Jovem Aprendiz, que é um programa do Governo Federal criado pela Lei da Aprendizagem (n°10.097/00) para estimular as empresas a desenvolverem programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens com 14 a 24 anos em todo o País. Para minimizar a grande dificuldade que a população tem para conseguir o primeiro emprego, a legislação determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem como aprendizes de 5% a 15% do quadro de funcionários. É preciso ainda estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio.

No total, 16 jovens encaminhadas pelo Acessuas Trabalho Recife para participar de processos seletivos na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil foram contratadas para o primeiro emprego – seis deles assinam contrato com o Banco do Brasil neste mês, com direito a salário mínimo, vale alimentação, passagem e outros benefícios.

A equipe do Acessuas acompanha os estudantes durante todo o percurso, desde a articulação e mobilização até a inserção no mundo de trabalho. Através de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional, o Acessuas Trabalho Recife objetiva ampliar as oportunidades de emprego das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como forma de buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social. O público prioritário são jovens que estejam preferencialmente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais – sistema do Governo Federal que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda.

“Ficamos muito felizes quando descobrimos o talento desses jovens nos nossos atendimentos nos CRAS. E sabemos do impacto que gera na família o fato de ter um jovem empregado com carteira assinada, tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu”, disse Catarina Márcia, coordenadora do Acessuas Trabalho Recife.

Moradora de Nova Descoberta, a jovem Jessyca Baptista, de 20 anos, contou que esta foi a primeira oportunidade profissional da carreira dela. “Eu nunca estagiei e nem trabalhei. Concluí o Ensino Médio, fiz um curso de informática básica e já estava agoniada para trabalhar, procurando o que fazer. Fiquei muito feliz quando a assistente social da Prefeitura do Recife me ligou falando dessa vaga no banco. Me orientaram sobre como se portar numa entrevista de emprego, o que levar e como se vestir. Estou ansiosa para começar a receber meu dinheiro e poder ajudar em casa”.

A analista de Recursos Humanos do CIEE, Patrícia Santos, disse que a parceria com a Prefeitura do Recife facilita o processo seletivo de pessoas que atendam aos critérios do Programa Jovem Aprendiz. “Como as assistentes sociais do Acessuas fazem uma triagem, os jovens que são encaminhados pela Prefeitura já vêm para o CIEE com a documentação completa e exatamente dentro do perfil exigido pelo Governo Federal, como baixa renda e bom desempenho escolar. Esse apoio facilita muito o nosso trabalho. Essa parceria foi de grande valia”, avalia Patrícia.