Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 02.08.22 - 12h30

“Vamos Prevenir, Vamos Testar” oferece testagem de ISTs, HIV, Aids e hepatites virais para a população no Recife

img_alt

Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, o projeto terá oito pontos de testagem de forma itinerante em toda cidade, a partir desta quinta-feira (4). (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)

 

O mês de agosto tem novas datas importantes no calendário municipal. Isso porque o projeto “Vamos Prevenir, Vamos Testar”, da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, irá realizar sua 26ª edição com diversos pontos de exames na cidade. Com quase quatro mil pessoas testadas desde julho de 2021, a iniciativa leva informações sobre prevenção e cuidados em relação às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais. 

Iniciando nesta quinta-feira (4), o projeto irá passar de forma itinerante pelo Programa Academia da Cidade (PAC) nos polos da Ilha de Joaneiro, no Torreão; Engenho do Meio, na Zona Oeste, e Burity, na Macaxeira; na Ceasa, no Curado; Sesc Santo Amaro, no bairro de mesmo nome; Praça de Casa Forte, na Zona Norte; e Uninassau, nas unidades das Graças. O projeto busca descentralizar as testagens rápidas e distribuir preservativos e insumos de prevenção às ISTs. 

“O projeto tem como objetivo ressaltar a importância da prevenção e dos testes rápidos na saúde sexual da população. Nesta edição, teremos o Programa Academia da Cidade, os Distritos Sanitários 5 e 7, o Rotary Club e a Uninassau como parceiros, fortalecendo a importância de levar informação e testes para os recifense”, conta o coordenador da Política de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro.

Nas unidades da Uninassau, a testagem será oferecida de forma exclusiva para os estudantes da universidade. Essa é uma forma de conscientizar e manter essa população que está numa idade sexualmente ativa atenta aos cuidados necessários para evitar as infecções sexualmente transmissíveis.

Na Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para ISTs de forma rotineira, em diversas unidades de saúde. Além disso, existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAEs) para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena; e o segundo no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.

A Secretaria de Saúde oferece ainda testagem rápida para as infecções sexualmente transmissíveis, rotineiramente, no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, de segunda a sexta, das 8h às 16h; na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, às segundas, quartas e sextas, das 8h às 16h, e no SAE Lessa de Andrade e Ambulatório LGBT - Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, todas as terças, das 8h às 16h, e às sextas, das 8h às 16h

 

Confira a programação do “Vamos Prevenir, Vamos Testar” de agosto: 

04/08 - Academia da Cidade Ilha de Joaneiro - Av. Governador Agamenon Magalhães, S/N, Torreão, das 17h às 20h 

11/05 - Academia da Cidade Polo Engenho do Meio - Praça Do Engenho Do Meio, Engenho do Meio, das 17h às 20h 

18/08 - Academia da Cidade Polo Burity - Av. Norte Miguel Arraes De Alencar, S/N, Macaxeira, das 17h às 20h 

20/08 - Ceasa - Rodovia BR-101 Sul, S/N , Curado, das 9h às 12h 

26/08 - Sesc Santo Amaro - Praça do Campo Santo, 1-101, Santo Amaro, das 13h às 17h 

27/08 - Praça de Casa Forte, Casa Forte, das 9h às 12h 

29/08 - Uninassau, Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças, das 17h às 20h - exclusiva aos estudantes da universidade

31/08 - Uninassau, Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças, das 9h às 12h - exclusiva aos estudantes da universidade