Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 02.08.23 - 16h25

Após férias escolares, volta às aulas tem conscientização sobre segurança viária nas escolas do Recife

img_alt

Operação Volta às Aulas, da CTTU, conta com arte-educação para orientar sobre a importância de seguir as leis de trânsito na hora do embarque e desembarque dos pequenos. (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

 

Na volta às aulas após um mês de férias, tempo para alunos, pais e mães se conscientizarem ainda mais sobre a importância da segurança viária no momento do embarque e desembarque nas áreas escolares. No primeiro dia da Operação Volta às Aulas, promovida pela Prefeitura do Recife através da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), muita informação e descontração para lembrar às pessoas que não vale tudo no trânsito - especialmente quando há crianças envolvidas. A turma da Liga da CTTU esteve em vários estabelecimentos de ensino para orientar sobre a importância de as pessoas atravessarem sempre na faixa de pedestre, os condutores jamais fazerem fila dupla e respeitarem o limite de velocidade da via. A Operação Volta às Aulas segue durante todo o mês de agosto em 10 escolas do município - entre as redes pública e privada.

Ao deixar os filhos para o primeiro dia de aula do segundo semestre em uma escola da Zona Norte, a propagandista Cristiane Vasconcelos destacou a importância da ação. “Tanto para conscientizar os pequenos como os pais e condutores de van, que são os que dirigem, que é preciso respeitar as leis de trânsito”. O servidor público Felipe Rocha, acompanhado dos filhos João e Lucas, seguiu a mesma linha. “É de pequeno que se educa, inclusive para o trânsito. Essas ações são importantes e a dica que dou é para que fiquem ainda mais frequentes”.

Durante a volta às aulas, o trânsito do Recife tem um aumento de cerca de 25% no fluxo de veículos. A ação educativa visa levar mais segurança viária aos pedestres, que se concentram nas áreas escolares, além de levar informações com atividades lúdicas sobre o trânsito para crianças. “Nosso público é tanto o contingente de alunos como o de pais e responsáveis, além de condutores. Explicamos de forma lúdica, com a Liga da CTTU, sobre a importância de se observar as leis de trânsito, atravessar sempre na faixa de pedestre e, especialmente, evitar a fila dupla - que, além de provocar retenção, pode causar dificuldades e perigos aos pequenos no embarque e desembarque”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

ORIENTAÇÕES PARA CONTRATAÇÃO DE TRANSPORTES ESCOLARES – Para os pais, mães e responsáveis que precisam contratar transportes escolares para as crianças, a CTTU orienta que devem observar se o veículo possui o selo do Detran-PE cedido aos carros aprovados pela vistoria semestral. É importante, também, pedir referências sobre o motorista a outros pais e na própria escola, além de analisar o comportamento do condutor no trânsito. É importante checar se as crianças transportadas utilizam o cinto de segurança, além fazer um contrato com o prestador de serviço e anotar o endereço e o telefone do motorista e do seu auxiliar.