Frevo e bonecos gigantes no Brazilian Day NY
Falta pouco tempo para Pernambuco mostrar seus atrativos em Nova York. Pela primeira vez, o Estado participará do Brazilian Day, principal e maior evento brasileiro fora do país. A irreverência e a animação do Maestro Forró e da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério estarão presentes na Lavagem da Rua 46, na abertura das comemorações, neste sábado (03). A Lavagem é uma grande procissão profana, puxada por baianas que “purificarão” o espaço onde acontecerá o Brazilian Day, no domingo (04). Após a purificação, a festa continua com shows, apresentações culturais e gincanas.
A ação, capitaneada pela Empetur e Secretaria de Turismo de Pernambuco tem o apoio da Secretaria de Turismo do Recife. Durante o Brazilian Day, o Estado terá um estande em parceria com a American Airlines onde serão distribuídas folheteria promocional e sombrinhas de frevo, um dos grandes símbolos da cultura pernambucana. Destaque também para os tradicionais bonecos gigantes do carnaval que homenagearão Luiz Gonzaga, Pelé, Serginho Groismann e o presidente americano, Barack Obama.
“O fluxo de turistas norte-americanos para o Recife está crescendo muito. Cerca de 20% dos turistas internacionais que visitam o Recife são dos Estados Unidos. Além disso, aproximadamente 80% dos que vem dos EUA a Pernambuco ficam no Recife. Trata-se de um público que não busca exclusivamente praia, preferem aproveitar mais a cidade. Valorizam o turismo étnico, cultural e o polo médico por oferecermos serviço de alta qualidade a um preço mais acessível”, analisa o assessor executivo de Turismo do Recife, Carlos Braga.
O secretário de turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, está animado com a participação do Estado no evento. “Os Estados Unidos são o nosso principal emissor de turistas estrangeiros. Somente no ano passado, eles foram responsáveis por mais de 18% dos visitantes internacionais. O Brazilian Day é uma grande vitrine do nosso país. No ano passado, cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram do evento. Além da exposição durante a festa, é importante ressaltar o retorno de mídia. Estamos confiantes do impacto que Pernambuco causará no evento”, explica Alberto Feitosa.
Após o Brazilian Day, os americanos terão oportunidade de conhecer também a gastronomia pernambucana. Entre os dias sete e 10 de setembro, acontecerá o Taste of Recife. O festival gastronômico, que acontecerá no Restaurante Alfama, terá o cardápio assinado por Thiago Freitas. O jovem chefe de cozinha apresentará a tradicional culinária pernambucana com elementos que dialogam fluentemente com o mundo. Os pratos escolhidos mostrarão a peculiaridade e a diversidade da gastronomia do Estado, mas eles serão trazidos para o universo contemporâneo repaginados pelas mãos do chefe.
Para o diretor comercial da American Airlines para o Brasil, Dilson Verçosa, as ações promocionais de Pernambuco tendem a aumentar o fluxo de turistas para o Estado. “Pernambuco tem investido muito no mercado americano. O resultado disso é que das seis cidades brasileiras que a American Airlines opera, Recife registrou o maior índice percentual de crescimento de receita no primeiro semestre”, afirma Verçosa.
Além da participação no Brazilian Day, as equipes de Turismo manterão reuniões com profissionais do setor nos Estados Unidos. Em pauta, ações conjuntas de promoção do destino Pernambuco no mercado americano.
Serviço:
Dia 3 (sábado), a partir das 11h, Lavagem da Rua 46 com Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.
Dia 4 (domingo), das 13h às 18h, Brazilian Day, na Rua 46 com a 6ª Avenida.