Procon Recife divulga lista das mais reclamadas no mês de agosto
Consumidores devem fazer valer seus direitos, mas também cumprir as obrigações contratuais
Por Izeneide Martiniano
O ranking das empresas mais reclamadas no Procon-Recife, no mês de agosto, foi divulgado nesta sexta-feira (02). Cobrança indevida e produto viciado (defeito) de fabricação foram as queixas mais registradas no período. Também foram verificadas reclamações para solicitação de cumprimento da obrigação e de informação, revisão de parcelamento de compra, publicidade enganosa, esclarecimento de cobrança, má prestação de serviço, cancelamento contratual e restituição de valor pago.
De acordo com o balanço de atendimento, foram registradas 407 reclamações contra empresas e prestadoras de serviços. Na lista das dez mais reclamadas, a loja Eletro Shopping lidera o ranking, obtendo o registro de 33 queixas. Já a operadora Oi caiu para a segunda posição, com 31 reclamações. Em terceiro lugar no ranking, o supermercado Bompreço (20 queixas) e na quarta colocação, a empresa Samsung (18 reclamações). A lista continua com a Crefisa S/A (17 queixas), Banco Santander (16), Tim (15), LG (15), Celpe (14) e Banco Itaú (12).
O Procon-Recife funciona na rua Carlos Porto Carreiro, nº 156, no bairro da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O órgão trabalha na orientação e mediação dos conflitos nas relações de consumo no comercio local. A população também dispõe dos telefones 0800.281.1311 ou 3355.3282, prestando informações ao cidadão. A diretora do Procon, Cleide Torres, explica que os consumidores devem buscar o reparo dos danos causados pelas empresas, mais também devem cumprir suas obrigações contratuais.