NOTÍCIAS

Cultura | 02.09.12 - 09h52

CTTU altera sentido de via do Parnamirim para desafogar tráfego na Zona Norte

[caption id="attachment_25302" align="alignleft" width="334"] A Rua Virgínia Loreto passou a ser mão única no sentido da Rua João Tude Melo, virando uma nova opção para os condutores. Foto: Antônio Tenório.[/caption]

As mudanças serão monitoradas por agentes da CTTU para garantir a adaptação dos condutores à nova rota

Por Fernanda Moneta

Neste sábado (01) novas mudanças foram feitas na Zona Norte do Recife para melhorar a circulação de veículos na área da Praça do Parnamirim. A medida, feita pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), pretende incentivar os condutores a optarem pela Rua Virgínia Loreto como rota para quem segue para os bairros da Zona Oeste da cidade (Torre, Madalena, Afogados, entre outros).

A Rua Virgínia Loreto passou a ser mão única no sentido da Rua João Tude Melo, servindo como rota alternativa e deixando os condutores com uma nova opção de trajeto. Com as mudanças, o semáforo no cruzamento da Virgínia Loreto com a Avenida 17 de Agosto, passou a ser apenas de pedestres, tendo que ser acionado para a passagem. E um novo sinal de trânsito foi colocado no cruzamento com a Rua João Tude Melo para garantir a saída segura dos veículos.

A Presidente da CTTU explicou que o objetivo da mudança é desafogar a Avenida 17 de Agosto, usando outra via como escoamento. "Cerca de três mil veículos que trafegam pela Avenida 17 de Agosto tem como destino a Zona Oeste da cidade, sendo que esses, deveriam passar pela praça do Parnamirim durante o percurso. Com a mudança, esses motoristas terão mais uma opção, sem precisar passar pela praça. Assim, o ponto principal dessas intervenções é tirar os carros do contorno da Praça do Parnamirim e semaforizar a saída da Virgínia Loreto”, justificou.

Alguns condutores que trafegavam pelo local expressaram suas opiniões sobre as alterações. Foi o caso de Nilson Moura, que concordou com as intervenções. “Acho que vai melhorar bastante porque agora existe outra opção, qualquer medida tomada pelo órgão é válida pois visa a melhoria do trânsito”, explica. 

Os agentes da CTTU serão posicionados no entorno da praça durantes os dias úteis da semana, sendo ponto fixo nos horários de pico. Já na Rua Virgínia Loreto, também serão alocados mais guardas para orientar condutores e pedestres durante os primeiros dias de mudanças. A Companhia lembra que, no período inicial, não serão aplicadas multas, tendo em vista a adaptação das pessoas ao novo sentido da via.


Saiba mais - Novas medidas serão implantadas na região pela CTTU durante o mês de setembro, bem como analisadas as propostas encaminhadas pela comunidade com relação às mudanças de trânsito realizadas no último mês de julho. No encontro, uma das propostas apresentadas pela CTTU foi a retirada de um trecho de aproximadamente de 350 metros da ciclofaixa no início da Estrada do Arraial, entre as ruas Cônego Barata e Desembargador Goes Cavalcante. A medida visa garantir a segurança dos ciclistas, uma vez que muitos estão transitando no contra fluxo, indo de encontro aos veículos que seguem pela Av. Rosa e Silva. A medida também irá garantir uma melhor acomodação dos veículos que estão na Rosa e Silva ao chegarem na Estrada do Arraial.