NOTÍCIAS

Cultura | 02.09.13 - 17h52

Festa do Livro levou uma multidão ao Arsenal no fim de semana

[caption id="attachment_37997" align="alignleft" width="680"] Na Festa do Livro, na Praça do Arsenal, foram comercializados cerca de 1.500 títulos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Mais de cinco mil pessoas participaram do 11º Festival Recifense de Literatura

A Letra e A Voz, que foi encerrado no domingo (1º), com a realização da Festa do Livro, na Praça do Arsenal. A secretária de Cultura, Leda Alves, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Roberto Lessa, participaram do último dia do Festival que teve, entre outras atrações, apresentações dos grupos “Cordelândia” e “Em Canto e Poesia”.

Nos dois dias da Festa foram comercializados cerca de 1.500 títulos. A feira de livros ocupou um espaço de mil e duzentos metros quadrados, com 24 estandes. Um deles foi da editora da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que disponibilizou mais de 90 títulos. Este ano, a participação dos expositores na Festa foi feita através de edital. Para Cecília da Mota, colaboradora da Dias Livreiro, espaço que comercializa publicações na Praça do Sebo desde 1989, esta foi uma iniciativa importante. “Este é o quarto ano que a gente participa da Festa do Livro, mas com o edital ficou mais organizado”, disse.

Uma das atividades realizadas no fim de semana foi a participação dos 43 Agentes de Leitura – projeto da FCCR em parceria com o Ministério da Cultura. Os jovens, que diariamente levam às suas comunidades ações de incentivo à leitura, se dividiram em cinco pontos da cidade no domingo para promover espaços de leitura e contações de história.

A Letra e a Voz

O Festival, que este ano homenageou João Cabral de Melo Neto, durou 16 dias e teve como curadores o jornalista Schneider Carpegianni, com a programação adulta, e o ator Luciano Pontes, que cuidou da I Mostra Recifense de Literatura Infanto Juvenil. A primeira etapa aconteceu no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, onde aconteceram 19 bate-papos, cinco lançamentos de livros, cinco oficinas e a exposição Sem Palavras, integrada à Mostra Infantil. Nomes como João Câmara, Marina Lima, Ruy Castro, Jomard Muniz de Brito e os gêmeos quadrinistas, Fábio Moon e Gabriel Bá, entre outros, compartilharam as vivências dos seus ofícios com cerca de mil participantes (público total).