Quinhentas crianças receberam visita de robôs humanoides nas creches municipais
Heitor Santana, 5 anos, aluno da creche-escola Albérico Dornelas, na sede da Prefeitura do Recife, mal conseguia piscar os olhos, encantado por ter a chance de tocar pela primeira vez em um robô humanoide, batizado de NAO. Nesta terça-feira (2), ele e cerca de 500 crianças de seis creches e creches-escolas do Recife receberam a visita inédita de robôs que cantaram, dançaram e contaram estórias para os pequenos. A caravana de robôs humanoides passa a fazer parte do cronograma de atividades das creches durante todo o mês de setembro, como a parte do Programa Robótica na Escola, da Secretaria de Educação do Recife. Até o fim do mês, 76 unidades receberão a visita dos robôs, sendo 68 creches e creches-escolas e oito escolas.
Na creche-escola Albérico Dornelas, a visita durou pouco mais de duas horas. As crianças foram dividas em oito grupos, para que todas tivessem acesso aos robôs. Um dia que ficou marcado para Heitor, que estuda na Albérico desde os 2 anos. "Eu gostei mais da dança. Foi divertido e eu fiquei feliz por saber que os robôs vão participar de outras aulas com a gente", comemorou o garoto.
O objetivo da Secretaria de Educação é motivar as crianças de até 5 anos para o início das aulas de robótica, já que os professores das creches concluíram as formações no mês de agosto, além de servir de estímulo para que os docentes comecem a dar aula sobre o assunto e coloquem em prática o que aprenderam na formação.
Além da creche-escola Albérico Dornelas, também receberam a visita dos robôs os alunos matriculados nas creches Coelhinho Pensante, em Santo Amaro, Mãezinha do Coque, em Joana Bezerra, Waldemar de Souza Cabral, na Bomba do Hemetério, Francisco do Amaral Lopes e São Domingos Sávio, ambas em Santo Amaro. O cronograma segue, nesta quinta-feira (04), na creches Ame as Crianças, na Bomba do Hemetério, Vovô Arthur , nos Coelhos, Zacarias do Rêgo, no Alto Santa Terezinha, Cajueiro, no bairro de mesmo nome, e, por fim, na creche Tia Emília, em Dois Unidos.
Após o período da caravana, os docentes poderão preencher um formulário de solicitação para agendar outras visitas dos robôs humanoides, de forma que eles passem a compor o calendário educacional das crianças. De acordo com a multiplicadora da Equipe de Robótica da PCR, Ana Paula, o programa surge para estimular a tecnologia e o lúdico como ferramenta de ensino. "Na educação infantil é isso que prevalece. A criança vai interagir com os robôs, sem perder o foco no contexto educacional. É uma maneira inovadora e encantadora de motivar o interesse pelo aprendizado", pontuou, enquanto as crianças dançavam com os robôs e até ouviam estórias contadas por eles.
Como uma prévia da caravana de robôs humanoides, a Secretaria de Educação convidou os alunos, desde o Dia do Estudante, no dia 11 de agosto, a desenhar e produzir objetos que representassem a compreensão que eles tinham de um robô humanoide. Os trabalhos feitos no computador ou a mão, com desenhos e origami, por exemplo, serão expostos no Centro de Tecnologia (Cetec), no bairro da Boa Vista, em data ainda a ser definida. A confecção dos objetos e desenhos foi acompanhada de discussões iniciais sobre o universo dos robôs.
ROBÓTICA NA ESCOLA - Alunos de 105 escolas da Rede Municipal de Ensino passaram a ter aula de robótica este ano, quando a Secretaria de Educação do Recife começou a implementar o Programa Robótica na Escola. Em sala de aula, eles têm mais contato com duas linhas de trabalho: a dos robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO ZOOM e a da metarreciclagem e ferramentas, na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas recicláveis e programados pelos alunos. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes só têm contato quando vão a aulas no Cetec ou em eventos promovido pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação. Somente a partir deste mês, eles estão recebendo a visita dos robôs humanoides na própria escola. A Secretaria de Educação investiu R$ 20 milhões no programa, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental.
O primeiro resultado prático do programa foi a vitória de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco no nível 1 (Ensino Fundamental) da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. No início de agosto, três estudantes ficaram em primeiro lugar e se classificaram para a etapa nacional da Olimpíada, em São Carlos, no interior de São Paulo. Além do trio vencedor, outros quatro alunos ficaram na terceira posição. Já no nível 2 (Ensino Médio), uma dupla do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Prefeitura do Recife se classificou para a final regional da OBR ao ficar na quinta colocação.