Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 02.09.22 - 11h45

MAMAM inaugura quatro exposições neste sábado

img_alt

Espaço cultural mantido pela Prefeitura do Recife celebra artistas de diferentes gerações, com perfil moderno e contemporâneo em programação gratuita e aberta ao público. (Foto: Sol, Pulquério/PCR)

 

No próximo sábado (3), o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) enche seus salões de novidades, com a abertura de quatro exposições simultâneas. O museu recebe os projetos individuais dos artistas Sanagê Cardoso (Rio de Janeiro/Brasília) e Cristiano Lenhardt (Rio Grande do Sul/Recife), e duas mostras coletivas: a segunda edição do Salão de Beleza, idealizado pelo artista Izidório Cavalcanti, além da exposição que reúne obras do acervo do equipamento cultural, gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em comemoração à 16º Primavera dos Museus. As mostras ficam em cartaz até o dia 29 de outubro e podem ser visitadas de terça a sábado, das 12h às 17h.

A exposição “Sanagê Pele e Osso” transita entre pintura, escultura e relevo, promovendo uma imersão na diáspora africana e na questão racial brasileira. Em uma reflexão sobre o passado, presente e futuro, o artista carioca Sanagê Cardoso busca destacar o legado da cultura negra e expor questões que possibilitem a releitura de aspectos históricos importantes, considerando que nada é definitivo. A mostra apresenta telas e objetos escultóricos que fazem referência a alguns dos países africanos de onde saíram pessoas capturadas e comercializadas como escravos e escravas para o Brasil. Chega ao Recife após passar por cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Blumenau. 

No primeiro andar do Museu, o “2º Salão de Beleza” ressurge com o intuito de movimentar o circuito da arte pernambucana, apresentando obras de mais de setenta artistas, entre eles: Valeria Rey Soto, Diogum, Lia Letícia, Carbonel e Laura Melo. Em sua segunda edição, o Salão de Beleza, idealizado por Izidorio Cavalcanti, pensa a vaidade presente nos salões, de beleza ou de artes visuais

Na mostra “Tempo Elástico Plano São”, Cristiano Lenhardt expõe, no segundo andar do Museu, uma série inédita de trabalhos que dialogam com produções anteriores, propondo uma imersão nos conceitos de linguagem, símbolo e inconsciente. A Exposição tem curadoria de Wagner Nardy.

No Aquário Oiticica, a exposição “(In)dependências” integra a programação da 16º Primavera dos Museus, apresentando um recorte do acervo do MAMAM, a partir do debate sobre “Independências e Museus - Outros 200, Outras Histórias”, incitado pelo IBRAM.  A mostra, que reflete sobre as diversas realidades que percorrem nosso país continental, evidenciando contradições antigas, é realizada a partir de um projeto formativo do Museu, que envolve toda a equipe de estagiários.

Serviço

Abertura de quatro  exposições simultâneas no MAMAM

Sábado (3), das 13h às 17h

O museu fica na Rua da Aurora, 265 - Boa Vista, Recife

Entrada gratuita