Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 02.09.22 - 17h00

No Geraldão, começa o FIBA AmeriCup, torneio de basquete mais importante das Américas

img_alt

Prefeito João Campos acompanhou o primeiro jogo do evento, que conta com apoio da Prefeitura, deve receber até 135 mil torcedores e conta com transmissão ao vivo para mais de 20 países. (Foto: Divulgação/FIBA)

 

O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou, nesta sexta-feira (2), a primeira partida da FIBA AmeriCup, entre Uruguai e Colômbia. O torneio de basquete é o mais importante das Américas e está sendo realizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Ao todo, 12 seleções disputarão o título, com expectativa de público de 135 mil torcedores, somando todos os confrontos. Além de ver o jogo, o prefeito aproveitou ainda para conferir de perto a estrutura do evento. O Brasil estreia na noite desta sexta, contra o Canadá, às 20h10, e a competição segue até o dia 11 de setembro.

 

“O Recife está recebendo a maior competição de basquete das américas. Foi uma captação da Prefeitura do Recife para trazer este evento para o nosso Geraldão, com 12 países participando, e que será transmitido para várias partes do planeta. É, mais uma vez, nossa cidade se destacando como um importante polo de eventos e o Geraldão como equipamento referência para competições. E uma coisa importante que aconteceu é que neste primeiro jogo, estudantes das redes públicas municipal e estadual, e jovens de projetos sociais puderam acompanhar, de maneira gratuita. A AmeriCup segue até o dia 11 deste mês e os ingressos ainda estão disponíveis. Deixo o convite para os amantes dos esportes prestigiarem o evento”, destacou o prefeito.

 

Um evento deste porte tem a expectativa de receita estimada em até R$ 20 milhões para a cidade. O gasto médio diário do turista de eventos, segundo a pesquisa de Perfil do Turismo Receptivo do Recife (EMPETUR), em maio de 2022, é de R$ 274,02. O cenário também aquece o segmento de hotéis e pousadas. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), Recife conta com mais de 85 meios de hospedagem e uma oferta de mais de 15 mil leitos. Só de atletas e comissão técnica das 12 seleções participantes, são cerca de 300 pessoas. A Federação Internacional de Basquete (FIBA), entidade máxima da modalidade, terá representação por meio de um staff de 30 pessoas. A competição continental classifica as sete primeiras seleções, mais o Chile, o anfitrião, para os Jogos Pan-americanos de 2023, em Santiago.   

 

GERALDÃO  Desde que reabriu as portas, em setembro, o complexo multiuso requalificado pela Prefeitura do Recife já recebeu competições oficiais de futsal, voleibol e handebol, realizadas pelas respectivas federações. O equipamento serve também de base para atividades esportivas gratuitas voltadas à população, treinos e jogos amistosos. Este ano, além da AmeriCup, Recife será a primeira cidade do Nordeste a sediar a Legacy Fighting Alliance (LFA), promoção americana de artes marciais mistas. A liga é uma das principais portas de acesso dos atletas ao Ultimate Fighting Championship (UFC). O evento, agendado para o dia 30 de setembro, também no Geraldão, será marcado por 12 duelos e tem uma expectativa de público de 9 mil pessoas.

ASSUNTOS: