NOTÍCIAS

Cultura | 02.10.14 - 09h35

Recife comemora Dia Internacional da Pessoa Idosa com ações e políticas públicas voltadas para o segmento

As ações de fazem parte do arcabouço norteado pela campanha “Ame a Pessoa Idosa” inaugurada no ano passado, quando o Estatuto do Idoso completou dez anos.

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado 1º de outubro, a Prefeitura do Recife, através da Divisão da Pessoa Idosa (DPI), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, realizou um seminário para apresentar a política e os serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife (PCR) ao segmento. Na ocasião, estiveram presentes os idosos integrantes dos grupos de convivência parceiros da PCR.

Além da secretária da SDSDH, Ana Rita Suassuna, também fizeram parte da mesa de abertura a secretária da Mulher, Sílvia Cordeiro, representantes das Secretarias de Esporte e do secretário de Saúde, Jailson Correia. Este último, enfatizou os programas de atenção à saúde especializados na terceira idade, como o atendimento médico domiciliar e o programa de saúde bucal do idoso. O secretário-executivo de esportes destacou as iniciativas já em curso pela qualidade de vida do público, como os jogos anuais da terceira idade.

Já a secretária Ana Rita apresentou todas as ações da pasta destinadas ao resgate dos direitos do segmento. Ela apontou que o evento de hoje se firmou como uma prestação de contas à sociedade. “É importante trabalhar de forma integrada junto às demais secretarias, no sentido de fortalecer a política da pessoa idosa na cidade do Recife”, disse.

As ações de Direitos Humanos da SDSDH fazem parte do arcabouço norteado pela campanha “Ame a Pessoa Idosa” inaugurada no ano passado, quando o Estatuto do Idoso completou dez anos. São elas: o apoio institucional ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Condir) e aos Grupos de Convivência, através de atividades e passeios, o projeto Navegar é Preciso, que ministra aulas de informática básica para alunos idosos, e o lançamento da revista de jogos passatempos “Ame a Pessoa Idosa”, com temática sobre os direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso.

Na ocasião, também foi aberto o concurso para a exposição #AmeAPessoaIdosa. A partir de hoje até às 23h59min do dia 31 de outubro, os usuários da rede social Instagram podem publicar uma fotografia com uma pessoa idosa e usar a hashtag da campanha. As 24 mais curtidas participarão de uma exposição fotográfica.