Fórum Panrotas encerra programação do Dia Mundial do Turismo
Palestras trataram de estratégias para sobreviver à crise, com a ajuda da tecnologia e com muita inovação
O Fórum Panrotas, evento nacional realizado pela primeira vez no Recife, encerrou hoje à tarde a programação montada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para celebrar o Dia Mundial do Turismo na cidade. "O evento foi muito produtivo. Nos dois fóruns e seis oficinas oferecidas ao longo da semana, especialistas convidaram o público a repensar práticas e serviços turísticos a partir de premissas inovadoras", avaliou o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.
O Fórum Panrotas contou com duas palestras, ministradas para um público de 300 pessoas, entre agentes de viagem e empresários do trade. O primeiro palestrante, Zé Luiz Tavares, falou sobre a transformação do mercado de viagens e como criar propostas de valor em tempos de ruptura. Ele começou a conversa alertando para o fato de que o mercado de turismo está passando por uma grande transformação. "Profundas mudanças sociais e econômicas nos empurraram para uma situação de caos, que é o prenúncio de uma nova ordem que está por vir."
Por isso, na opinião de Zé Luiz, os empresários do turismo precisam ter humildade para reaprender a estruturar seus negócios, a partir de novos conceitos, como o de economia colaborativa. "A internet e as redes sociais emponderaram o cliente, que agora não precisa mais de agência, nem de intermediários entre ele e os prestadores dos serviços."
Para atrair o cliente, ele orientou os empresários do setor a serem cada vez mais inovadores. "Mas é preciso que se diga: inovação é mais uma questão de ótica que de fibra ótica. É preciso investir em sincronicidade, que, aplicada ao turismo, é a capacidade de oferecer a coisa certa, na hora certa, no lugar certo, do jeito certo", disse Zé Luis, que provocou o trade a repensar profundamente suas práticas. "Impossível pensar em hotel sem cama, sem diária, sem endereço fixo e sem tarifa? Pois tudo isso já está sendo feito mundo afora. Hotéis que não estipulam tarifas, que cobram por momentos e não por dia e que são sazonais. Tudo pode ser. E pode ser muito bom."
O segundo palestrante do fórum, o publicitário e especialista em marketing digital Maurici Júnior, ensinou dez passos para maximizar negócios de viagem na era da internet. O primeiro, disse, "e mais urgente" é conhecer bem o cliente e o mundo digital, com todas as possibilidades e ferramentas que ele tem a oferecer.
Usar o Facebook para se relacionar com o consumidor e fazer-se encontrar facilmente no Google são outros passos essenciais, segundo Maurici. "Facebook não é catálogo. É preciso saber usar a mídia, que, aliás, tem muito mais de social que de mídia. O primeiro passo é conhecer o cliente e saber o que ele quer e que tipo de mensagem vai realmente atingi-lo."
Maurici orientou ainda os empresários do turismo a investir em SAC 2.0, que atenda bem o cliente, com uma comunicação fluida e ágil, onde quer que ele esteja, seja qual for sua demanda. "A máxima de que o cliente tem sempre razão, mesmo quando ele não tem, continua valendo", disse. E acrescentou mais uma dica: "e-mail marketing continua funcionando sim! É uma estratégia muito barata e eficaz."
Por último, o publicitário deu uma dica que virou mandamento para todos os negócios na era digital. "Vender e se relacionar com o cliente no mobile é obrigatório!"