NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 02.10.15 - 14h31

Vice-prefeito recebe visita da Liga dos Estados Árabes

img_alt

Organização é formada por 22 países e pretende estreitar relações comerciais e culturais com o Recife. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, recebeu, na noite desta quinta-feira (1º), a visita de representantes da Liga dos Estados Árabes (LEA). O encontro aconteceu no edifício-sede da Prefeitura e teve como objetivo aproximar a capital pernambucana dos embaixadores dos países membros da organização. Também participaram da conversa representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e do Itamaraty. 

De acordo com o vice-prefeito, o povo recifense se assemelha ao árabe na capacidade de empreender e superar desafios. "Espero que essa visita seja um primeiro passo e vamos trabalhar para criar oportunidades de intercâmbio cultural e econômico". Luciano destacou também o simbolismo do hasteamento, pela primeira vez, da bandeira da Palestina na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, na última quarta-feira (30).

Para o decano da LEA, Ibrahim Alzeben, o principal objetivo da visita é colocar os governantes em contato direto com os embaixadores. "O comércio entre o Brasil e os países árabes ainda pode crescer muito. Além disso, podemos estimular o turismo e difusão da cultura". Atualmente, o Brasil tem cerca de 15 milhões de descendentes de árabes.

A Liga dos Estados Árabes foi criada em 1945 e conta com 22 membros: Arábia Saudita, Argélia, Bareine, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuaite, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Palestina, Síria (suspenso), Omã, Somália, Sudão e Tunísia.