Desfile de moda no Paço Alfândega finaliza a Semana do Turismo no Recife
O shopping Paço Alfândega, no coração do Bairro do Recife, é um prédio histórico, onde já funcionou um convento da ordem religiosa oratoriana, entre outras instituições ao logo do tempo. O espaço que é obrigatório no roteiro turístico de qualquer visitante, foi palco neste domingo (1) de um evento dedicado à moda pernambucana. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, o Viva! Recife fechou a grande programação, com oito dias de atividades por toda a cidade, da Semana Comemorativa ao Dia Mundial do Turismo.
O evento reuniu mais de 50 estudantes de Moda da Faculdade Boa Viagem e Senac para realizar dois desfiles na passarela do Paço Alfândega. As faculdades apresentaram os looks produzidos para a Fenearte 2017. Toda a produção, estilistas e as modelos são estudantes, o que fez desse momento um grande laboratório de aprendizado para todos.
Djalma Rabelo se formou este ano na FBV e foi um dos selecionados para apresentar seu trabalho. Com o tema “Rio, pontes e overdrives”, em alusão à música do ícone do Manguebeat, Chico Science, ele produziu uma roupa com materiais de construção para trazer à lembrança o processo de aterramento dos mangues do Recife. “Tenho vontade de montar minha própria marca com uma pegada voltada ao lifestyle recifense. Um momento como esse é sempre um aprendizado”, contou.
Além das faculdades, desfilaram também seis marcas de roupas do Recife que estão incubadas do Marco Pernambucano da Moda, equipamento do Governo do Estado que fomenta o setor. Além dela, estavam presentes as marcas Vault, Trisio, Menina dos Olhos, Mima e Rafa Que Faz. Essas e outras empresas expuseram seus produtos numa feira que aconteceu durante os desfiles. Foi o caso da marca de beachwear, Lala Di. “Desfilamos modelos que estão na minha nova coleção. Já tenho um público que curte a minha marca e esta é uma grande oportunidade de mostrar pra mais pessoas o que produzo”, comentou a estilista, Larissa Dias. Além dela, estavam presentes as marcas Vault, Trisio, Menina dos Olhos e Mima.
“Tivemos oito dias seguidos de programação para todos os gostos e perfis, comemorando o Dia Mundial do Turismo. Passamos pelos quatro cantos da cidade, com opções de lazer e turismo ao ar livre, formação acadêmica para profissionais e estudantes, parcerias importantes para levar um pouco da nossa cidade às pessoas que estão em tratamento nos hospitais, além da sensibilização turística com alunos das escolas municipais. Dias intensos, dignos de uma cidade plural e multifacetada como o nosso Recife”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça.