Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 02.10.23 - 16h28

Compaz recebe BiciBiblioteca nesta terça-feira, 03/09

O projeto vai acontecer quinzenalmente no Compaz Dom Hélder Câmara, até fevereiro  de 2024

Na próxima terça-feira, 03/09, o Compaz Dom Hélder Câmara recebe o projeto BiciBiblioteca, uma biblioteca montada sobre rodas que oferece um acervo diversificado de livros novos para crianças, jovens e adultos, a serem trocados gratuitamente por livros usados, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura. Na praça em frente ao Terminal Joana Bezerra, a Bici irá estacionar com sua biblioteca todos os sábados, e estará também quinzenalmente no Compaz Dom Hélder Câmara, às terças-feiras, a partir desta semana, até fevereiro de 2024. 

Nessas ocasiões, qualquer pessoa poderá levar um livro que já leu e trocar por um novo. Além do Recife, o projeto BiciBiblioteca também será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. A ideia é democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando também com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta é capaz de mobilizar. Com acervo de 6.500 livros, distribuídos pelos polos de cada capital contemplada, o projeto prevê dois eixos de atuação. 

Durante a semana, a biblioteca itinerante visita escolas públicas, instituições e locais públicos que possuem algum tipo de atendimento ou serviço à população, como centros de convivência e espaços culturais. No final de semana, chega a espaços públicos com grande circulação de pessoas, como praças, feiras e avenidas fechadas para carros. Paralelamente ao intercâmbio das obras, vão ocorrer atividades de contação de histórias e leitura para as crianças. 

O acervo da BiciBiblioteca converge para uma gama diversificada de autores brasileiros e estrangeiros de todos os tempos, de todos os gêneros. O projeto é realizado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, tem patrocínio do Itaú, a realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. No Recife, conta com o apoio da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, Secretaria de Educação e Recentro; além da Biblioteca Popular do Coque, Rádio Coque e Neimfa. 

 

SERVIÇO 

BiciBiblioteca 

PERÍODO: às terças-feiras, quinzenalmente, a partir do dia 03/09 até fevereiro de 2024.  

ENDEREÇO: Compaz Dom Hélder Câmara. Rua Lourenço de Sá, 140, Ilha Joana Bezerra.

HORÁRIO: 10h30 às 17h30.