Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 02.10.25 - 15h23

Em evento de inovação da ENAP, Controladoria do Recife defende gestão com governança e sustentabilidade ambiental

Semana de Inovação ocorre em Brasília até esta quinta-feira (2) e fomenta a cultura de inovação entre os agentes públicos, promove a participação social e apresenta tendências e possibilidades para a transformação das organizações

A Prefeitura do Recife, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), marcou presença na 11ª edição da Semana de Inovação, organizada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O evento, que ocorre em Brasília até esta quinta-feira (2), fomenta a cultura de inovação entre os agentes públicos, promove a participação social e apresenta tendências e possibilidades para a transformação das organizações.

A participação da Controladoria teve como foco principal o eixo de sustentabilidade ambiental do Programa de Governança do Recife, que incorpora práticas como a gestão de resíduos e compras públicas sustentáveis, alinhadas a critérios objetivos de responsabilidade socioambiental. A iniciativa, considerada um modelo replicável em diferentes contextos institucionais — sejam públicos ou privados —, contribui para a melhoria dos processos internos da gestão pública, reforçando o compromisso da Prefeitura com a eficiência administrativa e a sustentabilidade.

Intitulado como "Recife transforma gestão com governança e sustentabilidade ambiental", o debate contou com a presença da gerente geral de Governança e Orientação da CGM, Nathalia Romeira, e das gestoras Governamentais Heloisa Bezerra e Ana Paula Barros, além da secretária executiva de Agricultura Urbana, Adriana Figueira.

Durante a conversa, as participantes reforçaram que o programa atua como um instrumento essencial para mitigar riscos e aprimorar a eficiência da administração pública, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e às diretrizes 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada no Brasil no mês de novembro: “O Programa de Governança do Recife demonstra que, através da melhoria dos processos internos, é possível avançar no alcance dos objetivos da gestão e promover responsabilidade socioambiental.”, ressaltou Heloisa.

A convite da Controladoria, Adriana Figueira apresentou os resultados do projeto Recolheita, programa de aproveitamento de alimentos da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana que atua no combate ao desperdício e na destinação adequada de resíduos sólidos orgânicos, entre outras iniciativas.

As ações implementadas no Recife evidenciam o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade ambiental, promovendo o uso eficiente dos recursos públicos e respondendo de forma ativa aos desafios climáticos globais.

 
ASSUNTOS: