NOTÍCIAS

Cultura | 02.11.11 - 13h00

Cemitério de Santo Amaro recebe grande público no Dia de Finados

Inaldo Menezes

Cerca de 20 mil pessoas devem visitar o cemitério ao longo do feriado

Nesta quarta-feira (02), Dia de Finados, o Cemitério de Santo Amaro, localizado no Centro do Recife, amanheceu com uma programação extensa e diferenciada. Às 6h, logo que, os portões foram abertos, já era possível perceber a chegada e a movimentação dos visitantes. O movimento só fez crescer durante o dia, que deverá contabilizar mais de 20 mil visitantes em Santo Amaro ao longo do feriado.

A primeira missa do dia foi celebrada às 7h pelo frei Joãozinho, da paróquia de São Sebastião. Em seguida, ocorreu a apresentação de choro do Quarteto de Prata que executou músicas instrumentais. Por volta das 10h, era grande a quantidade de pessoas que circulavam pelos 44 quarteirões do cemitério à espera da missa celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, que foi acompanhada pelo coral Obra de Maria. “O Dia de Finados é uma celebração da esperança. Nós cristãos acreditamos na vida eterna. A morte não é o fim. Sentimos saudades dos nossos parentes enterrados, mas acreditamos na ressurreição e no evangelho”, disse Saburido.

A programação no cemitério continua pela tarde com missas realizadas às 14h e 17h. A agenda de atividades ainda conta com o projeto musical Recife de Chorões. “Minha mãe adorava este tipo de música. Gostei da programação e achei muito boa a ideia de oferecer chorinho ao público”, afirmou o taxista, Luis Wilson, que faz visitas periódicas no local há quatro anos consecutivos.

A Prefeitura do Recife iniciou os preparativos para o feriado há uma semana, intensificando os serviços de manutenção e limpeza das cinco necrópoles públicas (Santo Amaro, Parque das Flores, Casa Amarela, Várzea e Tejipió). Só em Santo Amaro, cerca de 90 funcionários foram escalados para atender à população. “Podemos considerar positiva a avaliação que fazemos dos preparativos e da programação nos cinco cemitérios, pois estão todos limpos e organizados e recebendo um grande público”, comentou o assessor executivo da Secretaria de Serviços Públicos, Luis Siqueira.

Equipes de vigilância e segurança foram reforçadas e o monitoramento do trânsito no entorno do cemitério foi realizado pela CTTU. A Dircon, Polícia Militar, Fundação de Cultura e Arquidiocese do Recife e Olinda também fizeram parte na organização do evento.