NOTÍCIAS

Cultura | 02.11.11 - 20h13

Cemitério Parque das Flores recebe programação intensa no Dia dos Finados

Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo local, onde foi palco de apresentações musicais e missas. A última delas foi celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda Dom Fernando Saburido

Para muitos, a quarta-feira (2) foi um dia especial e marcado pela lembrança dos parentes e amigos falecidos. Para amenizar a saudade, a Prefeitura do Recife promoveu uma série de atividades nos principais cemitérios da cidade durante este Dia dos Finados.  No Parque das Flores, por onde passaram cerca de 20 mil pessoas, foram realizadas apresentações de música, como o do grupo Chorões do Recife. A programação foi encerrada com uma missa celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido.

Ao longo dos anos, percebemos a intensa tristeza das pessoas, então, resolvemos promover algo que, de alguma forma, oferecesse mais apoio a elas. Notamos que as pessoas gostaram da programação e elogiaram a organização e limpeza nos cemitérios”, disse a titular da Gerência de Necrópoles da Emlurb, Cleide Wessen.

Na ocasião, Dom Fernando Saburido deixou uma mensagem para os fieis presentes ao Parque das Flores. “Este é um momento de celebrarmos a vida sobre a morte, pois, nós, cristãos, acreditamos na ressurreição. Apesar da dor da perda do ente querido, morrer significa um trampolim para viver ao lado de Deus; a fé nos leva a crer nisso”, falou o religioso.

O arcebispo ainda elogiou a estrutura organizada pela Prefeitura do Recife nos cemitérios públicos. “O espaço está cada vez melhor em relação aos outros anos: mais amplo e mais confortável. Tanto aqui quanto em Santo Amaro. A Prefeitura está de parabéns”, congratulou. 

Os visitantes também aprovaram. “Muito boa essa inovação de colocar algo mais alegre, afinal, lembrar e sentir saudade não precisa de tristeza. Fiquei admirado e satisfeito”, opinou o sociólogo Antônio Carlos Sampaio. Já a aposentada Maria José Alves destacou o conforto. “Esses toldos ficaram ótimos, podemos nos acomodar melhor”, opinou

Os preparativos para o feriado começaram há uma semana, intensificando os serviços de manutenção e limpeza das cinco necrópoles públicas (Santo Amaro, Parque das Flores, Casa Amarela, Várzea e Tejipió). Só no Parque das Flores, uma media de 60 funcionários trabalharam em prol da população,  Equipes de vigilância e segurança foram reforçadas e o monitoramento do trânsito no entorno do cemitério foi realizado pela CTTU. A Dircon, Polícia Militar, Guarda Municipal, Fundação de Cultura e Arquidiocese do Recife e Olinda também fizeram parte na organização do evento.