NOTÍCIAS

| 02.11.11 - 08h00

Dia do Frevo de Bloco foi celebrado com festa no Pátio de São Pedro

Diversos blocos líricos se reuniram num grande baile popular.


O coração do Bairro de São José pulsou frevo na noite da terça-feira (1º de novembro). Com diversos blocos líricos reunidos no histórico Pátio de São Pedro, a comemoração do Dia do Frevo de Bloco deu a largada para os acertos de marcha que seguem até o Carnaval. Muitos admiradores dos blocos líricos e moradores do Bairro de São José mostraram o amor pela tradição do frevo e lotaram o Pátio de São Pedro para participar da festa.


Entre as várias agremiações, o bloco O Bonde foi homenageado pelos seus 20 anos de trajetória. “O Pátio de São Pedro é especial pela sua história. É um privilégio estar aqui sendo reverenciado por todos estes blocos. O Bonde é um bloco que tem se destacado pelo resgate da teatralidade carnavalesca”, afirmou o diretor Cid Cavalcanti. Em 2011, O Bonde já recebeu a Medalha do Mérito José Mariano e ganhou selo comemorativo lançado pelos Correios.


No palco instalado no local, a orquestra d´O Bonde foi acompanhada pelo Coral Edgar Moraes. No largo, os blocos com seus flabelos e o público se misturavam e dançavam em clima de baile. De acordo com a produtora do Coral Edgar Moraes, este é o oitavo ano que os blocos se encontram no Pátio de São Pedro, com o apoio da Prefeitura do Recife, para celebrar a data comemorativa, quemarca o centenário de nascimento do compositor Edgard Moraes, fundador de vários blocos líricos.


A festa contou com a participação de mais de uma dezena de blocos líricos, entre eles, Cordas e Retalhos, Eu Quero Mais, Confete e Serpentina, Flor de Eucalipto, Bloco em Poesia, Compositores e Foliões, Sonho e Fantasia, Bloco das Ilusões, Seresteiros de Salgadinho. O comerciante Normando Marques fez questão de marcar presença na noite. “Eu sempre acompanho os encontros de blocos, sou nascido aqui no Bairro de São José e vivo isto desde criança. Minha mãe e minha esposa são do Bloco das Ilusões. A partir de agora, eu vou seguir os acertos de marcha até o Carnaval”, sentenciou o folião.


As irmãs Nádia e Kátia dos Santos também compareceram à festa e se encontraram com a amiga Dilma Correia para curtir o frevo. “Moramos aqui no Bairro de São José e sempre participamos da comemoração do Dia do Frevo de Bloco, pois já é um esquente para o Carnaval”, contou Kátia, demonstrando o amor pela tradição carnavalesca. E para quem quer se agendar para os próximos acertos de marcha, no próximo sábado (05), a partir das 16h, os blocos líricos se encontram na Praça do Arsenal dentro do projeto Alegres Bandos.