NOTÍCIAS

Cultura | 02.11.12 - 18h39

Mais de 30 mil pessoas lotam Cemitério de Santo Amaro no Dia de Finados

[caption id="attachment_27953" align="alignleft" width="334"] O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebrou a missa em homenagem ao dia de finados. Foto: Antônio Tenório[/caption]

Os cinco cemitérios públicos do Recife (Santo Amaro, Várzea, Parque das Flores, Casa Amarela e Tejipió) receberam, por mais um ano, um intenso fluxo de visitantes no Dia de Finados.  Somente no maior deles, o Santo Amaro, a administração municipal estimou que cerca de 30 mil pessoas tenham passado pelo local das 7h até o encerramento das atividade, às 18 horas.

As visitas foram marcadas por tranqüilidade e emoção. O Cemitério de Santo Amaro teve uma programação religiosa com ponto alto na celebração da missa comandada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, numa estrutura armada do lado de fora da Capela, que contou, inclusive, com cadeiras para o público.

Outro momento de emoção foi quando a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, junto com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital, descerraram uma placa afixada no prédio da administração em homenagem a dois pernambucanos, Amaro Carvalho e Jarbas Marques, e um alagoano, Odijas Souza, que foram assassinados no período da ditadura militar. “É um compromisso com essas pessoas, e uma forma de marcar o cemitério de Santo Amaro como local de memória, para que esses fatos não se repitam”, afirmou a secretária Amparo Araújo. O ato faz parte do projeto Marcas da Memória,do Governo Federal.

O secretário Eduardo Vital afirmou que o fato da Prefeitura do Recife ter trabalhado de forma integrada e regular durante todo o ano permitiu que o aumento da visitação no feriado não causasse nenhum tumulto ou desconforto ao público. “Trabalhamos ao longo de todo o ano na manutenção dos cemitérios públicos com serviços de capinação, poda de árvores, retirada de entulhos, pintura, varrição e reparos elétricos e hidráulicos. Assim, restou apenas fazer um reforço no efetivo de funcionários e da segurança para receber o público no dia de hoje”, disse o secretário.

Ao todo, cerca de 120 servidores foram distribuídos nos cinco cemitérios municipais. A segurança ficou a cargo da Guarda Municipal e foi reforçada por um convênio entre a PCR e a Polícia Militar que garantiu a segurança nas áreas externas dos cemitérios. O trânsito no entorno foi disciplinado por agentes da CTTU.

Dona Elizabeth Cardoso freqüenta o Cemitério de Santo Amaro há 15 anos, sempre no dia 02 de novembro. Ela elogiou a limpeza e a organização do local e também o sistema informatizado que permite localizar um jazigo entre os 17.500 existentes no local. “Resolvi visitar este ano o túmulo de uns parentes do meu marido, não foi difícil achar não, o pessoal da fiscalização me ajudou muito”, disse Dona Elizabeth

Reforma - Em junho deste ano, a Prefeitura do Recife concluiu a primeira etapa da ampliação do Cemitério de Santo Amaro, que permitiu a abertura de mais 468 catacumbas e 164 ossuários. O investimento nesta primeira etapa foi de R$ 167 mil.