Equipe da Escola Cecília Meireles se confraterniza em passeio ecológico
O objetivo é dar uma pausa para desfrutar do contato direto com o ar puro e a natureza
Por Marcos da Silva
Estreitar os laços de amizade em comunhão com a natureza. Este é o propósito da equipe pedagógica da Escola Municipal Cecília Meireles, localizada na Macaxeira. Neste sábado (03), 50 profissionais, entre gestores, professores, estagiários e apoio, se encontram às 7h na sede da instituição, de onde partem, em um ônibus fretado pela Prefeitura do Recife, a caminho da cidade de Bonito, no Agreste pernambucano.
“Há cinco anos realizamos esta ecoformação. Já visitamos os corais, em Porto de Galinhas; o Forte Orange, a Coroa do Avião, o Projeto Peixe-boi e o manguezal, em Itamaracá; a Mata Atlântica, em Aldeia; e o litoral da Praia Azul, na Paraíba. Este ano, vamos conhecer as cachoeiras e a vegetação, em Bonito. Nos primeiros passeios, bancávamos tudo. Desde o ano passado, a Secretaria de Educação, nos ajuda cedendo a condução”, ressalta a gestora da Escola Cecília Meireles, Cláudia Simone.
Após um ano de intenso trabalho, é chegada a hora de dar uma pausa para desfrutar do contato direto com o ar puro e a natureza na companhia dos amigos. “Acreditamos na educação para a conservação da vida em todas as dimensões, construindo uma sociedade mais justa que assuma os compromissos com as gerações futuras”, finaliza Cláudia Simone.
A Escola Municipal Cecília Meireles é uma das unidades educacionais do Recife engajada com a questão da sustentabilidade. No pátio da instituição, pode-se encontrar uma bela horta, feita com materiais recicláveis e em formas geométricas. No local os alunos aprendem a trabalhar a terra, plantando sementes de verduras e legumes e de plantas medicinais. Na hora da colheita, eles agradecem à “mãe-terra”, numa saudação em tupi-guarani, os frutos que vão colher para serem utilizados na própria merenda escolar.