NOTÍCIAS

Cultura | 02.12.11 - 10h53

Prefeito visita Parque Dona Lindu para conferir decoração natalina

[caption id="attachment_11163" align="alignleft" width="281" caption="Foto: Fernando Silva"][/caption]

O Prefeito João da Costa inaugurou, na noite desta quinta-feira (1), a iluminação natalina do Parque Dona Lindu, Jardins de Boa Viagem e Avenida Agamenon Magalhães. O ato contou com a apresentação do grupo popular do Ibura, “Boi de Mainha” e com a presença de secretários, presidentes de empresas e dos vereadores Jurandir Liberal e Aerto Luna.

O gestor ficou satisfeito com o reultado da cenografia. “A ornamentação teve o cuidado de ressaltar a arquitetura sinuosa da galeria Janete Costa, assim como privilegiar os elementos tradicionais da cultura local, ficou muito bonito e isso é um atrativo a mais para que o Recife consolide-se como um grande pólo turístico também durante as festas de final de ano”, afirmou o prefeito. A Ornamentação no parque está representada pelo auto natalino “Baile do Menino Deus”. Imagens do Jaraguá, do Bumba, do Anjo e da Sagrada Família, ícones da cultura nordestina, foram dispostos em tons de azul e com iluminação LED branca.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157628247335389"]
A Avenida Boa Viagem, um dos importantes “cartões-postais” do Recife, foi iluminada nos três jardins. Esses pontos ganharam pergolados com cascatas em cordões de LED e bolas com revestimento de plástico PET e iluminadas, garantindo um espetáculo de luzes à beira-mar. Outra área beneficiada pela cenografia natalina foi a Avenida Agamenon Magalhães. O corredor está enfeitado com uma revoada de borboletas e flores. Para isso, foram instalados cerca de 500 adereços, entre borboletas de diferentes tamanhos, pétalas e casulos nas cores branca, azul e violeta. Os ornamentos foram distribuídos em árvores e postes de apoio ao longo da avenida.

CIDADE ILUMINADA - A cenografia natalina preparada pela Prefeitura do Recife é baseada em iluminação com alta tecnologia, design moderno e sustentabilidade ambiental. O projeto foi elaborado por um consórcio formado pela empresa internacional Blachere Iluminação e pela pernambucana Lixiki, garantindo ineditismo e personalização para a cenografia do Recife.

Sustentabilidade - Seguindo uma linha de responsabilidade ecológica e social, os adornos do projeto cenográfico do Recife vêm sendo produzidos com material tipo PET recolhido pelas associações de catadores do Recife. Além de contribuir para a preservação ambiental, a intensão é que este fator também promova maior inclusão social por parte dos catadores. A estimativa é que 70 mil garrafas PET sejam aproveitadas na produção de toda a decoração da cidade.