NOTÍCIAS

Cultura | 02.12.13 - 12h03

Prefeito anuncia melhorias nos apartamentos de habitacional no Arruda

[caption id="attachment_41219" align="aligncenter" width="680"] Todas as unidades do H03, que será entregue em abril de 2014, ganharão pintura geral e revestimento em gesso e cerâmica nos pisos, banheiro e pias. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]


O prefeito Geraldo Julio vistoriou, na manhã desta segunda-feira (2), o canteiro de obras do conjunto habitacional H03, na Rua das Moças, Arruda, zona norte da cidade. Após a inspeção, Geraldo anunciou melhorias no acabamento interno e externo dos dez blocos do habitacional, que faz parte do PAC Beberibe, projeto de saneamento integrado entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal, cujas obras foram aceleradas a partir de abril deste ano.

Todas os apartamentos do H03 vão ganhar pintura geral e revestimento em gesso e cerâmica nos pisos, banheiro e pias. Pelo projeto original, as unidades seriam entregues apenas em tijolos aparentes, sem nenhum tipo de revestimento. De acordo com o prefeito, são mudanças que agregam qualidade ao empreendimento e dignidade aos novos moradores.

[caption id="attachment_41221" align="aligncenter" width="680"] 180 homens trabalham atualmente na obra. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

"A obra está andando bem; são 180 homens trabalhando aqui. A estrutura está quase sendo concluída. Hoje será colocado o concreto do pavimento do último bloco. Nós mudamos o acabamento do apartamento e vamos entregar dignidade às pessoas. Será um conjunto que vai oferecer uma qualidade de vida bem diferente das que elas têm hoje", garantiu Geraldo Julio.

Com previsão de entrega para abril de 2014, o H03 vai abrigar 320 famílias realocadas de áreas insalubres ao longo da bacia do Rio Beberibe. O conjunto também será equipado com parque infantil, quadra poliesportiva e estacionamento. A todo, o PAC Beberibe prevê a construção de 16 conjuntos habitacionais para moradia de 1.534 famílias que hoje habitam áreas insalubres.



PAC BEBERIBE - Com previsão de investimento de R$ 146 milhões, o PAC Beberibe vai incluir a instalação de 41 quilômetros de coletores de esgoto, construção de duas estações elevatórias de esgoto e um grande reservatório de água, além da pavimentação e drenagem de 59 vias e construção dos habitacionais. O projeto, que deve ser finalizado em 2015, vai beneficiar, diretamente, 120 mil moradores de dez bairros da zona norte: Arruda, Beberibe, Campina do Barreto, Linha do Tiro, Bomba do Hemetério, Porto da Madeira, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Campo Grande e Passarinho.
Dos 16 conjuntos habitacionais, um foi inaugurado em 2012 (R02, Beberibe, 26 unidades); cinco estão com obras em andamento, três serão reiniciados em dezembro, enquanto sete começarão as obras em 2014. Até o final de dezembro serão reiniciados os conjuntos R06 (Linha do Tiro, 64 unidades), R16 (Porto da Madeira, 27 unidades) e R17 (Porto da Madeira, 35). Já os sete restantes, que terão obras iniciadas em 2014, são: R04 (Dois Unidos, 20 unidades), R14 (Porto da Madeira, 96 unidades), H07 (Água Fria, 54 unidades), H08 (Campo Grande, 65 unidades), H11 (Água Fria, 31 unidades), H12 (Campo Grande, 31 unidades) e H13 (Beberibe, 69 unidades).

O secretário de Saneamento do Recife, Victor Vieira, destacou o esforço da gestão em negociar a aceleração de toda a obra do PAC Beberibe. “Estamos dando ritmo à obra para que possamos não só entregar esse, mas uma série de outros habitacionais. Com certeza, aqui as famílias terão uma vida melhor. Vamos continuar trabalhando para que tudo seja entregue no prazo", ressaltou.