NOTÍCIAS

Cultura | 02.12.14 - 11h12

Começa 15ª Mostra de Artes Cênicas da Escola de Artes João Pernambuco

Serão mais de 15 oficinas e apresentações de alunos e convidados até o próximo dia 11. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Começou nessa segunda-feira (1˚) a 15ª Mostra de Artes Cênicas da Escola Municipal de Artes João Pernambuco (EMAJPE), no bairro da Várzea. No festival, que acontece duas vezes por ano, alunos e atores convidados se unem para levar ao palco da instituição trabalhos que prometem encantar o público. A abertura da mostra foi com uma contação de histórias feita pelas atrizes Fátima Filho (Mitafá) e Méri Lins.

"Eu me descobri mensageira da palavra. A palavra é transformadora e leva esperança. Essa mostra é uma oportunidade de vivenciar o que os alunos estudam em sala de aula", contou Mitafá, que fez curso de teatro na EMAJPE e hoje estuda canto coral.

Uma das peças apresentadas na primeira noite foi Gaivota, um drama sobre a história de um escritor que sofre várias desilusões amorosas. No elenco estava Thaís Botelho, de 19 anos, que começou a estudar na João Pernambuco este ano e participa da mostra pela segunda vez. "É a chance de colocarmos em prática o que aprendemos e de passarmos das paredes da escola. Divulgamos o nosso trabalho e somos reconhecidos. Além de tudo isso, temos contato com o público", ressaltou a jovem.

De acordo com o professor Fred Nascimento, que trabalha na EMAJPE há mais de 20 anos, a mostra tem diversas dimensões importantes para o curso. "É uma oportunidade de crescimento enquanto artista. Este evento serve como mola que impulsiona os alunos para a vida profissional", destacou.

Luiz Carlos Moreira, 28, aluno de artes cênicas, foi conferir as apresentações dos amigos. "Teatro é a minha paixão. Eu vou vir todos os dias para ver os meus colegas e também artistas conceituados”, garantiu o estudante.

De acordo com o diretor da escola, Abraão de Barros, a mostra acontece duas vezes por ano e levou mais de duas mil pessoas à instituição na última edição, realizada em junho. "É um trabalho que mostra a valorização da arte, é o estudante que vira profissional, sonhos que são realizados e a função social da escola sendo cumprida", declarou.

A programação da Mostra segue até o dia 11 deste mês. Esta semana, haverá apresentações nesta terça (2) e nesta quarta (3). Na próxima, o público vai poder conferir apresentações nos dias 9, 10 e 11. Quem for até a Escola de Artes João Pernambuco também poderá participar das oficinas de teatro. São oferecidas cerca de 20 vagas em cada oficina, e a inscrição deve ser feita até meia hora antes do início da atividade. Quem quiser mais informações sobre a programação pode ligar para os telefones 3355-4093/4094 ou enviar e-mail para emajpe@gmail.com. A entrada é aberta ao público, tanto para o festival como para as oficinas.

ESCOLA – A Escola de Artes João Pernambuco existe há mais de 20 anos e oferece aulas de teatro, dança, música e artes plásticas. Com duração de dois anos e meio, os cursos incluem aulas teóricas e práticas. As inscrições para quem quiser estudar na instituição no ano de 2015 serão nos dias 14, 15, e 16 de janeiro. É preciso ter cursado até o 7˚ ano e levar cópias de RG, CPF, um comprovante de residência, comprovante escolar e uma foto 3x4. As matrículas serão presenciais.

Confira a programação da 15ª Mostra de Artes Cênicas:

02/12

16h - Oficina de Par Kour - Rebeca Medeiros e Kidsan Rodrigo

18h30 - Mostra de vídeo:
- “Todo lo sólido se desvanece em el aire” - Flávia Pinheiro
- “Renda” – Carolina Cosentino
- “Involuntário” – Cia Etc. Dir. Breno César

19h - Corvo Sepulcral
- O Covil
- Pequena Curuminha
- A Lei te Vigia

03/12

16h30 - “Trajetórias” - Roda de Conversa com ex-alunos de artes cênicas da EMAJPE

18h30 - Retrospecto dos 15 anos da Mostra de Artes Cênicas “A Porta Aberta”
- Ymer – El Maria

19h - O Pai Decide – Teatro
- Curso Básico de Teatro – EMAJPE
- Renascentia Escarlate - Grupo Totem
- Engenho Banguê – Cia. Cênica Yakecan e EMAJPE

09/12

15h - Oficina O eu rítmico - Uma vivência musical através do corpo - José Everson

18h30 - Corpo Ritual – Grupo Totem

19h - Cenas de Piquenique no Front
- Curso Básico de Teatro
- Só a Antropofagia nos Une – Fred Nascimento
- Café Müller – d’IG

10/12

16h30 - “Trajetórias” - Roda de conversa com ex-estagiários de artes cênicas da EMAJPE

18h30 - Retrospecto dos 15 anos da Mostra de Artes Cênicas “A Porta Aberta”

19h - Uma Outra Vez Silvia
- Música Ritual
- Intitulado
- Oficina de Dança – EMAJPE
- Desmanifestação
- Karina Leiro e grupo - Grupo de Dança Flamenca do Instituto Cervantes

11/12

16h30 - Oficina de Dublê – Ely Ion e Marconi Li Mo Bai

19h - O Rei da Vela – Teatro

20h - Tributo ao Rock Brasileiro – Sofá Coletivo