NOTÍCIAS

| 02.12.14 - 18h06

PCR promove ações de sensibilização sobre a AIDS

No Dia Mundial de Combate à doença, os servidores participaram de ações de conscientização e combate ao preconceito. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Sempre, no dia 01 de dezembro, diversas instituições em todo mundo realizam atos para lembrar o Dia Mundial de Combate à AIDS. Com o objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância de prevenir a doença, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) realizou o seminário “AIDS, Conhecendo e Convivendo” e fez distribuição de informativos sobre a doença que nos últimos anos vem aumentando o número de casos no Brasil.

A psicóloga Ana Falcão, também servidora da PCR que trabalha no apoio às pessoas portadoras do HIV, realizou uma palestra no seminário. Dentre os assuntos abordados, ela detalhou os diversos aspectos da doença, como as formas de contágio e cuidado das pessoas doentes, tema que gerou muitas perguntas dos participantes. Atualmente, já foram registrados mais de 600 mil casos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. “É importante lembrar que Sistema Único de Saúde dá, gratuitamente, toda a assistência na prevenção, diagnóstico e cuidado do paciente ”, destacou Ana.

Os participantes receberam um kit com preservativos e o laço vermelho, que simboliza a luta contra a doença. Para a inspetora da Guarda Municipal, Mirian Bezerra, a conscientização ajuda no combate ao preconceito. “Nós que trabalhamos no dia a dia com diferentes pessoas, precisamos saber mais sobre esta e outras doenças”, afirmou a inspetora. A ação faz parte do programa Servidor de Valor, através do projeto Datas de Valor. O evento teve a parceria das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Novas atividades – A partir deste mês, a Escola de Governo, que promove diversos cursos, palestras e treinamentos para os servidores da Prefeitura, colocará em sua programação anual, atividades de conscientização sobre o DST/AIDS. O tema também se tornará obrigatório e estará presente nas palestras de treinamento para os novos servidores.