NOTÍCIAS

Cultura | 02.12.14 - 12h29

Recifenses ganharão de volta o Teatro do Parque

A reforma, requalificação e ampliação do equipamento foi autorizada, nesta terça-feira (02), pelo prefeito Geraldo Julio. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O Recife vai ganhar um Teatro do Parque totalmente requalificado, reformado e ampliado pela Prefeitura da cidade. O espaço, que serviu de palco para tantos artistas pernambucanos, estará de portas abertas em dezembro de 2016. A autorização para o início da obra foi assinada, na manhã desta terça-feira (02), pelo prefeito Geraldo Julio, e reitera o compromisso firmado pelo gestor no eixo "Multiplicando as Oportunidades", do seu Programa de Governo. O serviço está orçado em R$ 8,2 milhões, com recursos próprios da PCR.

A Ordem de Serviço foi assinada na presença de vários artistas e representantes da categoria, no gabinete do prefeito. Na ocasião, Geraldo Julio afirmou que acompanhará de perto o andamento das obras. "Eu tenho o desejo muito grande de fazer com que os meus filhos vivam o que eu vivi na cidade, e o Teatro do Parque representa uma dessas boas lembranças. Os teatros são umas das riquezas da cidade, por isso nós tivemos o cuidado de chamar especialistas para cuidarem dessa intervenção. Essa obra, eu faço questão de acompanhar de perto", reiterou. O serviço será executado pela Concrepoxi Engenharia LTDA, empresa ganhadora do edital de licitação.

Para garantir a qualidade da obra, a Prefeitura se preocupou em contratar um estudo prévio do Centro de Estudos Avançados de Conservação Integrada (CECI), que gerou o Plano de Gestão da Conservação do Teatro do Parque. A iniciativa assegura que a intervenção preserve as características originais do equipamento. O levantamento contempla a recuperação e restauro do edifício, a implantação de novo projeto paisagístico, a substituição de coberta e o redimensionamento e a substituição das calhas. A proposta de recuperação que foi proposta vai solucionar transtornos crônicos do Teatro do Parque causados, principalmente, pela insuficiência do sistema de drenagem.

Secretária de Cultura do Recife, Leda Alves reforçou a importância da iniciativa para a população. "A reforma vai retomar um espaço que estava paralisado. O público será o grande beneficiado, por isso nós nos preocupamos em oferecer as melhores condições cênicas. Os artistas vão ter um espaço para exercer os seus ofícios e a população terá uma casa excelente para assistir, aprender e iniciar-se no mundo artístico", pontuou.

Na ocasião, o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, detalhou a execução do projeto. "Nos preocupamos com a qualidade dos serviços de restauro, principalmente, da coberta. O Teatro tem um problema de infiltração muito grande. Reformaremos toda a parte elétrica; hidráulica; a caixa cênica e o Jardim. O Teatro ficará vivo e atuante", enfatizou, depois de afirmar que a empresa responsável pela execução das obras construiu o Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu.

Presente ao ato, o maestro da Banda Sinfônica do Recife, Nenéu Liberalquino ficou visivelmente emocionado com a notícia. “Eu estou tão feliz. A minha estreia na Banda Sinfônica foi justamente no palco do Teatro do Parte. Inaugurar a reabertura daquele espaço, que é a nossa casa, vai ser magnífico. Não vejo a hora. Vou contar os dias", comemorou. Dentro das intervenções, o projeto prevê a ampliação do anexo para que a Banda Sinfônica possa guardar os equipamentos e realizar os ensaios.

Fechado desde 2010, a reforma, requalificação e ampliação devolverão o Teatro do Parque à cena artística do Recife.

DETALHAMENTO DAS INTERVENÇÕES

- Alvenarias com revestimentos e pintura;
- Substituição\recuperação de toda a coberta;
- Substituição do sistema de drenagem;
- Substituição das instalações elétricas;
- Revisão com modernização do sistema de climatização;
- Revisão e ou substituição das instalações hidrosanitárias;
- Substituição do sistema de prevenção e combate à incêndio;
- Substituição e ou recuperação de todas as esquadrias.

MODERNIZAÇÃO CENOTÉCNICA CONTENDO:

- Mecanização cênica com introdução de manobras de acionamento elétrico;
- Instalação de treliças metálicas de reforço das linhas de suspensão;
- Substituição do piso do palco;
- Novo tratamento acústico;
- Implantação de novo sistema de áudio e vídeo (sistema digital com tecnologia 4K) para atender ao teatro e ao cinema;
- Modernização da iluminação cênica;
- Substituição da vestimenta cênica (cortinas e bambolinas).

SERVIÇOS COMPLEMENTARES:

- Novo tratamento paisagístico;
- Instalação de sistema de vigilância eletrônica e Circuito Fechado de TV;
- Substituição das redes de comunicação e lógica;
- Serviços de restauro dos elementos decorativos e bens móveis integrados.