NOTÍCIAS

Educação | 02.12.15 - 19h51

Alunos da Escola da Mangabeira recebem medalhas conquistadas na Olimpíada de Astronomia

img_alt

Secretário de Educação entrega prêmios para os alunos que se destacaram na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, entregou, na manhã desta quarta (2), as medalhas dos nove alunos da Escola Municipal da Mangabeira que foram premiados na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os estudantes conquistaram quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze na competição, que reuniu cerca de 840 mil participantes de 1.967 unidades de ensino públicas e privadas de todo o País.

Os alunos Emilly Santos, Magally do Nascimento, José Artur dos Santos e Lenilker Albuquerque ganharam medalha de ouro. A prata foi para Gisele Germano da Silva e Maria Paula dos Santos, enquanto que Livisson Silva, Gabriel Silva e Pollyanne Freitas conquistaram o bronze.  "Todos os que fazem a escola estão de parabéns. O resultado prova que, quando se quer, é possível fazer. Estamos muito orgulhosos de vocês", afirmou o secretário Jorge Vieira.

Ele destacou que a Escola Municipal da Mangabeira ganhou cinco medalhas na OBA de 2013 e, neste ano, quase dobrou o número. "É o atestado da qualidade do trabalho realizado aqui. Assim como vocês, tivemos outros alunos da rede municipal de ensino do Recife que foram campeões brasileiros de robótica. Essa é a nossa visão de futuro: que não haja mais diferença entre as escolas públicas e as privadas", acrescentou. Os alunos premiados estudam entre o 2º e o 5º ano.

Emilly Santos, do 2º ano, selecionada para o Núcleo de Atividades Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS) da Secretaria de Educação do Recife, promete participar da OBA novamente em 2016. "Estudei muito, desde o ano passado, para a Olimpíada e estou muito feliz com o resultado". A mãe do aluno José Artur, Cristina Maria Soares de Lima, fez questão de elogiar a equipe da escola. "Todos são muito atenciosos e tratam bem os alunos. Estou muito feliz por meu filho estudar aqui", disse.

A diretora da Escola Municipal da Mangabeira, Patrícia Reis, ressalta que a participação da unidade de ensino na OBA melhora a cada ano. "É uma conquista das crianças, das famílias, da escola e da rede municipal como um todo. Homenagear esses estudantes guerreiros nos deixa muito felizes", elogia. 

HISTÓRICO - Em 2013, o ouro foi para Fabiana Bento e Márcio Gomes dos Santos, alunos do 5º ano, e para Marina Ramos de Santana, do 4º ano, que sagrou-se bicampeã. Disputando a competição pela primeira vez, a aluna do 1º ano do Ensino Fundamental Maria Rita Lima Bezerra da Silva, de apenas 7 anos, faturou a prata, e Elisângela Carneiro, do 5º ano, foi medalhista de bronze.  

A olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). A prova é feita para os alunos dos Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano.