Escolas municipais do Recife são premiadas no Torneio de Robótica First Lego League
As escolas da rede municipal do Recife ganharam dois prêmios na etapa regional Nordeste do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), realizado em Natal, neste final de semana. A equipe da escola Arraial Novo do Bom Jesus conquistou o primeiro lugar na avaliação de Design Mecânico, enquanto que a Rodolfo Aureliano ficou com o segundo lugar em Desempenho do Robô. Cerca de 40 estudantes de cinco escolas da rede municipal participaram do evento, concorrendo com outros 35 times de escolas públicas e privadas do Nordeste.
O prêmio de Design Mecânico reconheceu a equipe que projetou e desenvolveu um robô durável, eficiente e capaz de resolver as missões do desafio. Em Desempenho do Robô, ganharam destaque os times que fizeram o maior número de pontos durante o "Desafio do Robô", uma das três categorias do Torneio. "Fomos premiados nas categorias que avaliam os alunos em relação ao conhecimento de robótica propriamente dita, como os aspectos mecânico e de programação. Assim, consideramos que o resultado foi bom", avalia o secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos.
As escolas municipais da Iputinga, João XXIII e Mário Melo também enviaram equipes para a competição. Na FLL deste ano, os alunos tiveram pela frente o desafio "Trash Trek", que envolveu a busca de soluções para a questão do lixo. A fase regional da competição está acontecendo em 11 cidades, com cerca de 500 times de todo o Brasil inscritos. No País, a First Lego League é organizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Mais de 250 mil estudantes de 80 países diferentes participam da FLL, que mundialmente é conduzida pela Lego Education e pela First.
DESAFIOS - A FLL é um torneio internacional voltado para estudantes de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos por temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões. Neste ano, os estudantes tiveram que identificar problemas na maneira como lidamos com o lixo e desenvolver soluções inovadoras.
Além de entregar um projeto de pesquisa, as equipes foram avaliadas em mais três categorias. Na "Design de Robô", os alunos planejaram, projetaram e construíram robôs com peças Lego. Depois, eles apresentaram o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida. Na categoria "Core Values", o que contou foi o trabalho em equipe e o espírito colaborativo entre elas. E finalmente, aconteceu o "Desafio do Robô", quando as máquinas autônomas cumpriram missões na mesa da competição, em partidas de até dois minutos e meio.
OBR TEÓRICA - Doze alunos de escolas municipais do Recife receberam medalhas na Modalidade Teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os estudantes da escola da UR-5 conquistaram três ouros e duas pratas, enquanto a escola Inês Soares de Lima, na Imbiribeira, ganhou dois ouros, duas pratas e três bronzes. Na OBR Teórica, os participantes responderam a uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBA).