NOTÍCIAS

Educação | 02.12.15 - 23h50

Mostra de Artes na Escola João Pernambuco tem oficina e apresentações de dança e teatro

img_alt

As apresentações, gratuitas e abertas ao público, vão até a próxima sexta-feira (4). (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Oficina de linguagem corporal e apresentações de dança e teatro marcaram, nesta quarta-feira (2), a programação da 16ª Mostra de Artes Cênicas A Porta Aberta, promovida pela Escola Municipal de Artes João Pernambuco (EMAJPE), no bairro da Várzea. O festival acontece duas vezes por ano, com o objetivo de dar aos estudantes a chance de pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As apresentações, gratuitas e abertas ao público, começaram na última segunda (30) e vão até a sexta (4).

O diretor da EMAJPE, Abraão Marreira, destaca a importância da troca de experiências com outras companhias de teatro que participam da programação. “É importante trazermos convidados, para que haja uma troca de experiências e vivências dos alunos com eles. O palco, para nós, é sala de aula. Toda fundamentação teórica visto na sala será transformado em prática. E a nossa prática são eventos como este que a escola organiza”, avalia Abraão.

O público e estudantes puderam participar de uma oficina que trabalhou com a linguagem corporal e o contato de improvisação intitulado Jam (Jazz After Midnight), além de assistir às apresentações da oficina Cenas em Cena 5 e 6, e às teatrais A Ópera dos Três Vinténs, Persuasão e Obrigada, Bom Espírito.

Para a estudante Carla Gisele Falcão, da turma avançada de dança contemporânea e da básica de teatro, as atividades realizadas pela Escola são uma motivação extra. “Eu sempre me interessei por arte e tive interesse em fazer teatro. Vim para a Escola porque amo arte e me sinto estimulada a fazer mais cursos nessa área”, pontua.

PROGRAMAÇÃO - Nesta quinta (3), o público poderá conferir as produções do grupo Arte em Movimento e Núcleo de Arte e Cultura do IFPE, com apresentação intitulada Homens de Pedra e Ossos; oficina de teatro com a Cenas em Cena 7 e 8 e apresentações de dança Partes de Nós, Eu Vim de Lá e Erótico Sagrado. Na sexta, além da homenagem ao sindicato e a Ivonete Melo, haverá a apresentação teatro Viva La Vida produzida com o recorte de textos de vários autores, entre eles Eduardo Galeano, Pablo Neruda e Vladimir Maiakóvski.

O evento leva ao palco da instituição produções que visam valorizar a arte e revelar profissionais. Esta edição homenageia a atriz, arte educadora e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos (Sated) no Estado de Pernambuco, Ivonete Melo, além do próprio sindicato.