NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 02.12.15 - 11h44

PCR lança campanha Doe no Lugar Certo

A campanha orienta a população a não fazer doações de forma individual, para não estimular a permanência de pessoas nas ruas, em situação de vulnerabilidade, exploração e até violência a que estão submetidas, principalmente as crianças. O evento acontecerá no auditório do Forte das Cinco Pontas, ocasião em que também serão entregues duas motocicletas às entidades sorteadas

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, convida a imprensa para a coletiva de lançamento da campanha Doe no Lugar Certo, nesta quinta-feira (3), no auditório do Forte das Cinco Pontas, às 10h. Na ocasião, acontecerá o lançamento simbólico da campanha, que é trabalhada de forma permanente ao longo do ano e reforçada nesta época, com o intuito de sensibilizar a população do Recife a não fazer doações nas ruas, de forma individual. O evento contará com a presença da primeira dama do município, Cristina Mello, e da secretária da pasta, Ana Rita Suassuna.

O objetivo é incentivar a população para que faça doações apenas nos locais apropriados, um chamamento à toda sociedade para que seja feita uma reflexão sobre as consequências de fazer doações nas ruas. Tal atitude só reforça a permanência de pessoas nos logradouros públicos, contribuindo de forma indireta para elas estejam expostas a situações que podem levar a diversas formas de violência, exploração ou vulnerabilidades, incluindo idosos, pessoas com deficiência e as crianças, bastante presentes nas ruas nesta época do ano. 

Desta forma, a Prefeitura do Recife orienta àquelas pessoas que desejam fazer alguma doação a procurar instituições, entidades, igrejas próximas ou escolher uma das ONG's disponíveis no site do Transforma Recife (www.transformarecife.com.br), plataforma que reúne centenas de instituições com diversos perfis. 

Mutirão 

Ainda na quinta-feira (3), entre às 14h e 17h, cinco equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua, vão fazer um mutirão em diversos pontos da cidade de forma simultânea, para panfletagem e orientação à população, nos locais de maior concentração e circulação de pessoas que doam e que esperam doações nas ruas. São eles: entorno do Shopping Recife e Canal de Setúbal, entorno do Shopping Plaza e Hiper de Casa Forte, entorno do Shopping Boa Vista, Rua da Imperatriz, entorno do Shopping Tacaruna e Praça da Independência. Até o Natal, as equipes farão esse mutirão duas vezes por semana.

Transforma Recife

O projeto Transforma Recife - uma plataforma que cruza perfis de interesse entre entidades e pessoas interessadas em trabalho voluntário - fará a entrega de duas motos Shineray, que estão entre as primeiras fabricadas em Pernambuco, para duas instituições que foram sorteadas entre as entidades cadastradas no site. O coordenador do projeto, Fábio Silva, vai apresentar a ferramenta que conecta as entidades parceiras do Transforma Recife com a campanha e os interessados em doar no lugar certo através do site.