NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 02.12.16 - 16h25

Prefeito acompanha ações do Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti

img_alt

Atividades realizadas em unidade de saúde municipal em Brasília Teimosa contaram com a presença de Geraldo Julio, do ministro da Defesa, Raul Jungmann, e de representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)




O Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti foi marcado no Recife por atividades educativas e de prevenção contra as arboviroses (dengue, chikungunya e zika), realizadas na Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer, em Brasília Teimosa, durante a manhã desta sexta-feira (2). Após lançar o Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2017 na última quarta-feira (30), o prefeito Geraldo Julio conferiu de perto a ação que também contou com a presença do ministro da Defesa, Raul Jungman, do secretário de Saúde do Estado, Iran Costa, do secretário municipal de Saúde, Jaílson Correia, e de representantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

"Estamos aqui recebendo o Governo Federal, o ministro da Defesa, Raul Jungman, as Forças Armadas também estão aqui conosco para fazer um trabalho importante e permanente que é o combate ao mosquito Aedes aegypti. A única forma que a gente tem de evitar a contaminação pelo vírus da dengue, zika e chikungunya também é através do combate permanente ao mosquito. A gente não pode descuidar. Todo mundo tem que trabalhar junto e esse dia hoje aqui marca o esforço conjunto da Prefeitura do Recife, do Governo do Estado, do Governo Federal para mobilizar toda a sociedade e todo mundo combater o mosquito e evitar que as pessoas fiquem contaminadas com a dengue, a chikungunya e a zika", afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

"A única forma que a gente tem de evitar a contaminação pelo vírus da dengue, zika e chikungunya também é através do combate permanente ao mosquito. A gente não pode descuidar".

O gestor municipal também destacou que o Recife tem hoje a menor população do mosquito dos últimos dez anos pelo trabalho que foi feito pelos órgãos públicos e pela sociedade. "São as pessoas em casa que estão fazendo o combate aos focos do mosquito e isso não pode parar. Está começando o verão, é nesse momento que o mosquito prolifera e se a gente não continuar esse trabalho todos os dias, esse mosquito pode crescer a população e aumentar a proliferação da doença", completou.

O ministro da Defesa, Raul Jungman, também enfatizou a importância do envolvimento de toda a sociedade nesse combate ao Aedes aegypti. "Sem a participação da sociedade, de todos sem exceção, nós não vamos conseguir vencer essa luta como estamos vencendo até agora. É bom lembrar que não se trata apenas desta sexta-feira, toda sexta-feira daqui por adiante é dia de combate à dengue. Nós precisamos todos estar de prontidão neste trabalho que é de convencimento, de fiscalização e de monitoramento para combater o Aedes aegypti", pontuou.

A estrutura montada na Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer para marcar o Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti contou com a exposição de trabalhos relacionados ao tema, que foi visitada por alunos de escolas do bairro. Maquetes mostraram as situações de risco para o desenvolvimento do mosquito, feita por agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e "asinhas" (menores aprendizes) e uma área de convivência com explanação do processo de desenvolvimento das fases larvais do Aedes aegypti. Apresentações de teatro e de fantoche também trataram de forma lúdica sobre a temática.

O secretário municipal de Saúde, Jaílson Correia, explicou que o combate ao mosquito Aedes aegypti é um trabalho permanente realizado pela Prefeitura do Recife. "O importante dos dias de mobilização como esse é chamar a atenção da sociedade, mas a gente tem que atuar permanentemente, é um trabalho que exige atenção permanente e ininterrupta da Prefeitura do Recife".

Plano 2017 –  Na última quarta-feira (30), o prefeito Geraldo Julio lançou o Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2017, um conjunto de ações integradas que vai contar com a participação de 20 secretarias municipais no combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika, esta última causadora dos casos de Síndrome Congênita e outras deficiências em bebês.

Mesmo com a redução do índice de infestação do mosquito este ano, que caiu de 4.8% para 1.2 % - se destacando como o menor dos últimos 10 anos - o gestor ressaltou a importância de continuar o combate com o apoio de toda a sociedade. Na ocasião, Geraldo também assinou a renovação do decreto de situação de emergência, prorrogando o período por mais 180 dias.