NOTÍCIAS

Covid-19 | 02.12.21 - 21h59

Em três dias, Prefeitura do Recife vacina seis mil pessoas contra covid-19 em shoppings da cidade

img_alt

Iniciativa, sem necessidade de agendamento, ocorre no Tacaruna (Santo Amaro), Boa Vista, Recife (Boa Viagem) e RioMar (Pina). O prefeito João Campos acompanhou trabalho nesta quinta (2) no RioMar. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

“Chegou, vacinou”. Essa é a proposta dos centros de vacinação instalados nos shoppings da cidade. Os espaços não exigem agendamento prévio para garantir a imunização contra a covid-19 e, nesta quinta-feira (2) atingiram a marca de seis mil pessoas vacinadas. O prefeito do Recife, João Campos, visitou o centro instalado no Shopping RioMar, no Pina, para ver de perto a nova estratégia, que visa ampliar a cobertura vacinal contra o novo coronavírus. Ao todo, nos quatro centros de compra que inclui também o Tacaruna, em Santo Amaro, o Recife, em Boa Viagem, e o Boa Vista, no centro, já foram vacinadas mais de seis mil pessoas em três dias.

“A Prefeitura está empenhada para reforçar que em shoppings do Recife tenha uma sala de vacinação agora. E não precisa de agendamento. Então, se você procura a primeira, segunda ou terceira dose, já no tempo de tomar, pode ir em um desses centros de compra, porque vai ter um espaço específico para você se vacinar. A gente quer todo mundo vacinado na cidade”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.

A iniciativa aproveita a maior circulação de pessoas nos centros de compras neste período de festividades de fim de ano. Quem ainda não tomou a primeira dose, ou falta tomar a segunda ou a dose de reforço pode procurar os espaços, sem agendamento. A vacinação nos centros de compra começou no último dia 29, no RioMar (no piso L2, próximo à loja Tok&Stok), localizado no Pina, e no Tacaruna (no térreo, próximo à Livraria Leitura), em Santo Amaro. No dia seguinte, o serviço também passou a ser oferecido nos shoppings Boa Vista (no térreo), no bairro de mesmo nome, e no Recife (no piso superior, próximo ao cinema), em Boa Viagem.

Consciente de que é preciso um esforço coletivo para vacinação, o adolescente Juan Pereira, 15 anos, garantiu a segunda dose do imunizante nesta quinta-feira (2). “A maior vantagem de se vacinar aqui no shopping é poder vir sem marcar. Isso torna o processo mais rápido e fácil. Inclusive, não fiquei na fila nem cinco minutos. Não adianta a gente reclamar do coronavírus e não lutar contra ele. A vacina ajuda e previne”, avaliou. Outro que também viu vantagens no processo rápido e sem ter que agendar foi o entregador e  montador de móveis, Marcelo Cavalcante, 28 anos. “Vim tomar a segunda dose e, só o fato de não ter que agendar, foi melhor para todos nós. Antes, a gente tinha que esperar e ver o dia que a gente podia. Agora, é chegar e tomar a vacina. Muito rápido e eficiente. Ainda vou aproveitar para dar uma volta no shopping”, contou. 

A nova estratégia de vacinação na cidade busca incentivar a imunização contra a covid -19. “Recife entra em um momento da vacinação em que a gente sai um pouco dos centros e do drives, e vai até a população. Estamos vacinando nas comunidades, nas escolas e agora inauguramos a vacinação em quatro shoppings da cidade. Tem sido uma estratégia muito aceita pela população, porque não precisa agendar. A gente já vacinou seis mil pessoas. A maior parte delas na dose de reforço e na segunda dose, mas também temos vacinado muitas pessoas com a primeira dose”, explicou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Uma das pessoas contempladas com a primeira dose foi a auxiliar de serviços gerais Ana Paula Pereira, 43 anos. Diante da rotina corrida, só agora ela conseguiu conciliar o trabalho com o dia da vacinação. “Aqui facilitou bastante. Porque a minha dificuldade era conseguir o agendamento. Nos dias em que tinha vaga, eu não folgava no trabalho. Agora peguei minha folga para vir me vacinar. Vim no horário mais favorável para mim, sem precisar agendar”, compartilhou.

Nesses quatro shoppings, os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) realizam a imunização de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12 às 20h. As ações devem se estender até o fim deste ano. Para receber a primeira dose da vacina, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência em seu nome. Para quem for receber a segunda dose ou a de reforço, também é preciso levar o cartão de vacinação ou o certificado de vacina, disponível no Conecta Recife.