Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 02.12.21 - 11h13

Espetáculo teatral apresenta período da Ditadura Militar visto pela ótica das Mulheres

Evento promovido pela Prefeitura do Recife integra a 8ª Jornada de Direitos Humanos. Peça será encenada nesta quinta-feira (02), às 19h, no Teatro Barreto Júnior, no Pina

 

Uma peça teatral vai retratar histórias de mulheres que lutaram, foram perseguidas, torturadas e mortas no período da ditadura militar no Brasil. O espetáculo intitulado "Retratos de Chumbo, as rosas que enfrentam os canhões", será encenado no Teatro Barreto Júnior, no Pina, nesta quinta-feira (2), às 19h,  e propõe à plateia a chance de refletir sobre a experiência de um país sob o regime ditatorial e a importância da defesa da democracia. A apresentação é fechada apenas para convidados.

De acordo com o gerente de Articulação em Direitos Humanos, Memória e Verdade do Recife, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas da Prefeitura do Recife, Marcelo Santa Cruz, o espetáculo - fruto de uma articulação e que consta na programação da 8ª Jornada de Direitos Humanos no Recife -  visa promover a consciência cidadã e o compromisso da população a respeito da efetivação dos direitos humanos. As ações da jornada seguem até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado os 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

O texto  é baseado em pesquisa, entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram os anos da Ditadura Militar no Brasil e narra o lado das mulheres nesta luta, onde elas foram brutalmente torturadas e muitas vezes tão pouco citadas nos registros da época. O espetáculo promete emocionar e resgatar o lado dos "Anos de Chumbo" da nossa história. 

Falar de jogo do poder, torturas, manipulação do povo em nome da Pátria e de Deus no período de Chumbo da Ditadura Militar é o foco central da peça, assinada por Oséas Borba Neto.  "Retratos de Chumbo"  mostra o período da Ditadura Militar pela ótica de personagens mulheres, que lutaram, foram perseguidas, presas, torturadas e mortas. A peça faz uma homenagem à Dona Elzita Santa Cruz, mãe do desaparecido político Fernando Santa Cruz.

 

SERVIÇO

Espetáculo "Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões"

Quando: 02 de dezembro de 2021

Hora: 19h

Local: Teatro Barreto Junior. Rua Jeremias Bastos s/n, Pina. Apresentação fechada apenas para convidados.