Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Recentro | 02.12.22 - 13h00

Aliança pelo Centro do Recife inicia Rota da Infância no Pilar

Recentro é um dos mobilizadores da ação que instalará urbanismo tático, incluindo pinturas de pisos, paredes e instalação de mobiliário urbano para uso recreativo das crianças

Transformar o espaço público em um ambiente mais seguro e divertido para as crianças da comunidade do Pilar. É isso que pretende o primeiro mutirão da Rota da Infância que ocorre neste sábado (3), na comunidade do Pilar, localizada no bairro do Recife, das 13h às 19h. A iniciativa é promovida pelo Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, e integra a Aliança pelo Centro do Recife, que reúne atores do Poder Público e setor privado. A iniciativa consiste numa intervenção de urbanismo tático com inserções de pinturas de pisos e paredes e instalação de mobiliário urbano para uso recreativo dos moradores, em especial das crianças. A rota foi construída junto com a comunidade.

Para a realização desta primeira etapa, a Aliança tem buscado mobilizar apoio de diversos atores públicos e privados, por meio de doações  de materiais, como plantas, palets de madeira, bancos, mobiliário em geral, tintas, material de pintura, brinquedos, livros, entre outros, além de mão-de-obra voluntária.  

A intenção da Rota da Infância é gerar fluxos seguros e promover o brincar nos espaços públicos, gerando uso em diversas horas do dia e, como consequência, aumentando a segurança e atratividade da rua e sua integração com o restante do Bairro do Recife. O projeto atual se trata da primeira etapa da intervenção que, no futuro, visa conectar o conjunto habitacional à praça pública existente no entorno, de forma segura e lúdica.

O projeto Alianças para Transformação Urbana é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Alemão (DIE), da Universidade das Nações Unidas (UNU), do WRI Global e do Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), financiado pelo Ministério de Meio Ambiente da Alemanha. A iniciativa busca gerar transformação urbana sustentável e inclusiva nas cidades onde atua. No Brasil, o projeto está acontecendo nas cidades de Teresina e Recife. Na capital pernambucana, está atuando especificamente na comunidade do Pilar. O projeto está sendo executado através de uma governança compartilhada, a Aliança Pelo Centro do Recife, grupo que reúne atores do poder público, do setor privado e da sociedade civil, inclusive moradores da Comunidade.

Além do Programa Recentro, coordenado pelo Gabinete do Centro do Recife, também integram o projeto Rota da Infância a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Secretaria de Habitação (Sehab), Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB), Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS).