Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 02.12.22 - 12h56

Prefeitura do Recife realiza mutirão de arbovirose nos bairros de Água Fria, Nova Descoberta e Jordão neste fim de semana

img_alt

Ação irá inspecionar 3,2 mil imóveis entre residências e pontos estratégicos para identificação de possíveis focos de arboviroses. (Foto: Ikamahã/ Secretaria de Saúde do Recife)


Nestes sábado (3) e domingo (4), bairros das Zonas Norte e Sul do Recife receberão mais um mutirão de arboviroses realizado pela Prefeitura da cidade. Ao todo, serão 3,2 mil imóveis inspecionados nos bairros de Água Fria, Nova Descoberta e Jordão pelos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do município. A ação busca prevenir a população das arboviroses, realizando visitas para identificar e tratar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar os munícipes sobre como evitar a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

No sábado (3), os profissionais de Vigilância Ambiental do Recife vão visitar 2,5 mil imóveis, ao todo, entre residências e pontos estratégicos, sendo 900 em Água Fria; 900 em Nova Descoberta e 700 no Jordão. Já no domingo (4), os trabalhadores retornarão ao Jordão para inspecionar outros 700 locais. Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti e a eliminação mecânica dos focos, bem como aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.

Os asaces ainda visitarão outros 20 locais classificados como Pontos Estratégicos, entre eles o Parque de Exposição do Cordeiro, no bairro de mesmo nome. Estes locais são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses espaços, os agentes farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida. 

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.